Esportes DP

FÓRMULA 1

Com dobradinha da Red Bull, Verstappen vence GP da Espanha e toma liderança na Fórmula 1

Dobradinha com Pérez também coloca a Red Bull na liderança do Mundial de Construtores

postado em 22/05/2022 11:50 / atualizado em 22/05/2022 12:20

<i>(Foto: Manu Fernandez / POOL / AFP)</i>
Pela primeira vez no ano, Max Verstappen lidera o Campeonato Mundial de pilotos da Fórmula 1. A ponta da tabela foi conquistada neste domingo, após o atual campeão vencer o GP da Espanha, na sexta etapa da temporada. Uma corrida em que Charles Leclerc tinha tudo para vencer e ampliar a vantagem na liderança, mas que se esvaiu pelos dedos após problema de potência no motor Ferrari. Ironicamente, contexto que vinha até então no ano prejudicando o piloto holandês.

Agora, com a sua segunda vitória na Espanha, mesmo GP em que estreou venceu a primeira vez na F1 em 2016, Verstappen inverte as posições na tabela. O que chegou na Espanha como 104 a 85 a favor de Leclerc, agora vira para 110 a 104. Também no Mundial de Construtores, a Red Bull ultrapassa a Ferrari e toma a liderança com 195 a 169.

Sérgio Pérez, que venceu o duelo com George Russell, cravou a dobradinha. O piloto da Mercedes completou o pódio de forma honrosa, depois de brigar forte com as duas Red Bulls o quanto pôde.

Sainz terminou em quarto, mesmo sem fazer uma boa corrida após errar na própria pista de casa. Hamilton completou a P5, com Valtteri Bottas novamente pontuando bem na P6. Ocon, Norris, Alonso e Tsunoda completaram a zona de pontuação do GP da Espanha.

A largada
Verstappen tracionou bem, mas Leclerc foi melhor e evitou o mergulho do rival ao fim da reta. Já Carlos Sainz não teve a mesma sorte e perdeu posições para George Russell e Sergio Pérez. Hamilton também tentou ganhar posição do espanhol, mas não conseguiu e na volta quatro acabou se tocando com Magnussen, que vinha logo atrás. O dinamarquês foi parar na brita, enquanto o heptacampeão teve um furo no pneu dianteiro esquerdo e precisou trocar, indo para o fim do grid.

O mistério da curva 3
Se por falta de sorte ou erro de pilotagem, a verdade é que Carlos Sainz voltou a decepcionar a Ferrari. Na oitava volta, o espanhol perdeu a traseira na curva três e rodou, perdendo diversas posições. Esse ponto do Circuito de Barcelona é famoso pela ação da mudança do vento, que é um dos possíveis motivos para o misterioso acidente sofrido por Fernando Alonso em 2015 pela McLaren.

Na volta seguinte, Verstappen foi a vítima da vez e também rodou no mesmo ponto, caindo para o quarto lugar, atrás de Sérgio Pérez e do guerreiro Russell.

Russell guerreiro
A guerra do britânico George Russell começou já na primeira volta. Mergulhando para tomar a posição de Sainz, o jovem piloto da Mercedes começou a guerra com as Red Bulls pelo pódio. Primeiro com Pérez, onde os dois tiveram um leve toque. Essa batalha particular se estendeu até a volta nove, com Russell evitando os mergulhos do fim da reta principal.

Com o erro de Verstappen, a Red Bull inverteu o posicionamento dos pilotos. Mesmo com Max mais agressivo que Pérez, também não surtiu efeito para ultrapassar a ‘muralha de prata’, sobretudo pelo defeito na ativação do DRS no carro do atual campeão. Na volta 24 Verstappen ainda chegou a ultrapassar, mas adiou muito o ponto de frenagem. Russell manteve o traçado e aplicou o ‘x’ para voltar ao segundo lugar.

Fim da linha para Leclerc
Depois de ver abandonos do rival Verstappen por problemas de potência no motor ao longo do ano, Leclerc desta vez sentiu o gosto amargo de ver uma vitória escapar pelos dedos. Tudo se encaminhava para mais um triunfo do monegasco, até a sua Ferrari afogar o motor na volta 27.

Pérez, enfim ultrapassa Russell
Enquanto isso, Verstappen tentava tudo o que tinha no repertório para passar Russell. Só que a essa altura, o mexicano Sérgio Pérez estava em melhor ritmo, com pneus mais novos por ter adiado o primeiro ‘stint’. O segundo piloto da Red Bull pediu passagem e o chefe da equipe, Christian Horner, atendeu. Verstappen fez a segunda parada e abriu caminho para o companheiro. Na volta 31, enfim, Pérez conseguiu romper a barreira de Russell, que escolheu parar quando Verstappen chegou para atacar também.

Verstappen faz a última parada
Max se manteve na pista no segundo stint, até a volta 45, quando entrou nos boxes para a última parada. Voltou à frente de Russell, confirmando o melhor ritmo, e apenas 5 segundos atrás do companheiro de equipe, que liderava a prova. O aviso da cabine veio, e Pérez abriu caminho para Verstappen tomar a dianteira da prova.

Mais uma briga para Russell
Na volta 52 a Mercedes voltou a chamar Russell para os boxes, o qu fez Valtteri Bottas subir para terceiro, porém com pneus mais gastos. Ficou fácil para o britânico ultrapassar e retomar o posto no grid, e tentar ainda partir para buscar o seegundo lugar. A Red Bull, porém, chamou Pérez logo em seguida.

Recuperação de Hamilton
Além da boa atuação de Russell, Lewis Hamilton viveiu o seu melhor fim de semana do ano com a Mercedes. Depois do toque com Magnussen, o heptacampeão fez uma ótima corrida de recuperação. Na volta 57, enconstou na briga pela P4, junto com Bottas e Sainz. Passou o finlandês logo na sequência da manobra do espanhol, e na volta 60 fez uma grande manobra para deixar a Ferrari para trás. Mas teve que reduzir, com problema de superaquecimento de motor, sendo novamente ultrapassado pelo espanhol. Ainda assim, pontos fundamentais para a Mercedes no campeonato.

Tags: Fórmula 1 GP da Espanha Max Verstappen Sérgio Pérez Red Bull Charles Leclerc Carlos Sainz George Rusell Lewis Hamilton f1 corrida classificação ferrari mercedes