Esportes DP

BASQUETE

Recife sediará a Copa América de Basquete; Brasil não recebia torneio há quase 40 anos

Ao lado do Brasil, país-sede, outras 11 equipes participam da competição

postado em 18/01/2022 18:04 / atualizado em 18/01/2022 19:09

<i>(Foto: Divulgação/Prefeitura do Recife)</i>
Ao lado de Brasília, Recife foi escolhida como uma das cidades-sedes da 19ª edição da Copa América de Basquete, que será disputada no Brasil entre os dias 2 e 11 de setembro deste ano. A capital pernambucana irá receber, inclusive, a final do torneio de seleções, que não é realizado em solo brasileiro desde 1984, quando aconteceu em São Paulo.

No Recife, o palco dos confrontos será o Ginásio Geraldo Magalhães, o Geraldão, recém-reformado e importante no aceno da capital de Pernambuco ao cenário esportivo nacional - e mundial. Já em Brasília, os duelos estão marcados para o Ginásio Nilson Nelson. Ambas as cidades receberão partidas da fase de grupos. No entanto, Recife também sediará toda a fase final: quartas, semis e a grande decisão.

A vinda da Copa América para o Brasil reforça o trabalho da CBB para o ciclo olímpico de Paris-2024, quando o basquete buscará a classificação para retornar aos Jogos.

PARTICIPAÇÃO

Além do Brasil, país-sede, a competição contará com outras 11 equipes: Argentina, Estados Unidos, Canadá, México, República Dominicana, Porto Rico, Venezuela, Uruguai, Panamá, Ilhas Virgens e Colômbia. O sorteio do torneio acontecerá em março.