Esportes DP

Gringos do Flamengo duelam por vaga na Copa do Mundo

Guerrero e Trauco de um lado, Cuellar do outro. Peru e Colômbia se enfrentam na última rodada das Eliminatórias, na próxima terça-feira (10)

postado em 06/10/2017 16:30

<i>(Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)</i>

 

A última rodada das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2018 colocará frente a frente três jogadores do Flamengo num confronto direto por uma vaga no torneio da Rússia. A seleção peruana do atacante Guerrero e do lateral-esquerdo Trauco enfrenta a colombiana do também rubro-negro Cuellar, em Lima, na próxima terça-feira (10).

No primeiro confronto dos dois times pela competição eliminatória, em 8 de outubro de 2015, o colombiano Cuellar levou a melhor sobre o amigo Guerrero. Do banco, viu o peruano passar em branco e a Colômbia vencer por 2 x 0, gols de Teo Gutiérrez e Cardona. O lateral Trauco não fazia parte dos convocados do técnico Ricardo Gareca para a partida.

No próximo confronto, a Colômbia garante a vaga caso vença a partida — que será no Peru. A equipe comandada pelo técnico José Pékerman ocupa a quarta colocação na tabela das Eliminatórias, com 26 pontos. Por outro lado, não vence há três jogos e perdeu em casa para o Paraguai na última quinta-feira (5), por 2 x 1 — a última vitória do time ocorreu contra o Equador, em março, nos domínios do adversário.

A seleção peruana vem em quinto lugar, com um ponto a menos, mas embalada por três vitórias e um empate nos últimos quatro jogos — o que garantiu 10 dos 12 pontos disputados. Uma vitória da seleção de Guerrero e Trauco também garante, no mínimo, a permanência na quinta posição, que classifica um país para a repescagem. A Argentina tem a mesma pontuação do Peru, mas está em sexto porque possui uma vitória a menos.

Com uma combinação de resultados, colombianos e peruanos se classificam até mesmo em caso de derrota. Para isso acontecer, é preciso que o Equador derrote os argentinos, em Quito — os equatorianos não podem mais alcançar a vaga para a Rússia. E o mais improvável: que o Paraguai — em sétimo, com 24 pontos — seja derrotado em casa pela Venezuela, lanterna da disputa.