Esportes DP

PÚBLICO

CBF e clubes 'pouco avançam' quanto à volta do público aos estádios; reunião foi marcada por críticas ao Cruzeiro

Encontro definiu que torcedores serão liberados no momento em que 80% das cidades envolvidas com a competição possam receber público

postado em 08/09/2021 20:50 / atualizado em 08/09/2021 21:03

<i>(Foto: Caio Falcão/CNC)</i>
Nesta quarta-feira, representantes dos 20 clubes da Série B do Campeonato Brasileiro se reuniram com a CBF, cuja pauta única foi encontrar caminhos quanto ao retorno do público às partidas da competição. A princípio, ficou decidido que a reocupação dos estádios se dará quando pelo menos 80% dos municípios tiverem liberação por parte das autoridades sanitárias. A decisão, no entanto, será reavaliada em nova reunião, no dia 17 de setembro.
 
Na nova assembleia marcada, a aprovação da volta do público é aguardada nos moldes finais decididos na reunião desta quarta-feira. A previsão, então, é que o retorno dos torcedores seja na rodada 25, que inicia-se em 19 de setembro com Vasco x Cruzeiro, em São Januário. 
 
Conduzida pelo Presidente interino da CBF, Ednaldo Rodrigues, o encontro contou com a presença dos Vice-presidentes da CBF, Castellar Guimarães, Gustavo Feijó e Antônio Nunes, dos Presidentes das Federações com clubes integrantes na Série B, além de integrantes da Diretoria da entidade. Ainda, representantes da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (FENAPAF), da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF) e da Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol (FBTF) se fizeram presentes.
 
CRUZEIRO 

Na reunião, o Cruzeiro foi o principal alvo. Os demais clubes entendem que o time mineiro, por ter uma liminar no STJD para contar com público nos seus jogos, 'passou por cima' do Conselho Técnico da Série B.

As outras 19 equipes, então, decidiram, por unanimidade, conjuntamente pleitear junto ao STJD a reconsideração ou reforma da decisão liminar que autorizou a Raposa a retornar com o público em suas partidas como mandante, em respeito ao regulamento da competição aprovado em reunião de Conselho Técnico realizada no dia 25 de março de 2021.
 
DUPLA GOIANA

As ações para além do decidido na reunião se estendem, também, aos clubes do Centro-Oeste. Goiás e Vila Nova pretendem acionar o STJD para terem público em seus jogos na Série B. O posicionamento foi, inclusive, reiterado pelo vice-presidente do Colorado, em sua conta no Twitter. Leandro Bittar postou qual será o conduta do clube e ressaltou que não houve acordo por conta da postura do Cruzeiro. 
 

Tags: reunião covid-19 Série B CBF protocolo