A temporada de 2024 no futebol de base em Pernambuco foi marcada por um domínio expressivo de Sport e Retrô, que conquistaram a maioria dos títulos. Enquanto isso, o Náutico terminou com apenas um título e o Santa Cruz encerrou o ano sem levantar nenhuma taça.
Saiba mais
Em 2024, o futebol de base em Pernambuco teve a expansão do calendário de competições. A estreia da Copa Pernambuco foi uma das grandes novidades, contribuindo para o aumento significativo de torneios e ampliando as oportunidades para jovens jogadores. Ao todo, foram oito competições – do Sub-20 ao Sub-13 os atletas puderam disputar duas competições a nível estadual.
O Sport consolidou sua hegemonia no futebol de base em 2024, sendo o maior vencedor da temporada. O clube conquistou um total de cinco títulos, incluindo as Copas Pernambuco Sub-13 e Sub-15 e os Campeonatos Estaduais Sub-15, Sub-17 e Sub-20.
O Retrô também teve uma temporada de destaque em 2024, confirmando sua força no futebol de base. O clube conquistou dois títulos: o Campeonato Estadual Sub-13 e a Copa Pernambuco Sub-17. No encerramento da temporada, o Náutico garantiu seu lugar entre os campeões ao conquistar a Copa Pernambuco Sub-20, a última competição de base de 2024.
A FPF encerra a temporada de 2024 reafirmando seu compromisso com o fortalecimento das categorias de base. Com o sucesso da ampliação do calendário e a inclusão de novas competições, a entidade já projeta um 2025 ainda mais promissor, com iniciativas que visam consolidar Pernambuco como um dos principais polos formadores de talentos no país.
“A base é a essência do futebol. O trabalho que vem sendo feito em Pernambuco é a garantia de um futuro de destaque para o esporte, não apenas para os clubes locais, mas para o futebol nacional”, destacou o presidente da FPF, Evandro Carvalho.