Esportes DP

NÁUTICO

Assimilação, consistência e estabilidade: Hélio dos Anjos faz balanço dos 10 jogos no Náutico

Chegada do técnico marcou o início da reação alvirrubra na Série B; Timbu tem aproveitamento de 50% e vem de cinco partidas sem perder

postado em 25/12/2020 14:30 / atualizado em 24/12/2020 13:31

<i>(Foto: Caio Falcão/CNC)</i>
Se um nome pode ser apontado como o responsável pela virada de chave no Náutico no returno da Série B é o do técnico Hélio dos Anjos. Contratado para buscar a permanência na Segundona após trabalhos ruins de Gilmar Dal Pozzo e Gilson Kleina, o treinador de 63 anos, que foi o rival dos alvirrubros na decisão do acesso na Série C de 2020, conquistou 50% dos pontos nos dez jogos em que comandou o time e conseguiu alcançar, pela primeira vez na temporada, quatro vitórias do time pernambucano em casa no ano. 

Questionado sobre esta sua recente passagem - a terceira comandando o Timbu -, Hélio coloca que os principais fatores que contribuíram para um bom desenvolvimento do trabalho foram a assimilação dos jogadores, a consistência defensiva adquirida e a estabilidade conquistada com os bons jogos e os pontos conquistados. 

“Meu balanço é o seguinte: a assimilação do grupo, nas nossas orientações, tem sido a grande virtude nossa, dos jogadores. No treino, as coisas nem são tão colocadas em prática. Mesmo assim, trabalhei a saída de bola do time, porque vi esse problema no primeiro tempo do jogo contra o Sampaio e acertamos bem. E posso falar que a jogada do gol do Rafael (Ribeiro) foi trabalhada. Nós temos alguns detalhes para esse tipo de jogada que não posso falar publicamente. Acho que a grande virtude do time é a consistência. Não se toma gol, e não se sofrendo gols, é uma grande coisa. Temos aí dez jogos com seis gols tomados. Se continuarmos assim, pode ter certeza que vamos fugir dessa zona de degola porque a estabilidade do time é muito grande. Arriscamos o tempo todo, temos uma marcação muito alta e, mesmo assim, não temos grandes problemas”, apontou.

Na última sequência de três jogos - Chapecoense, Sampaio Corrêa e Cuiabá -, o Náutico enfrentou times que estão brigando por acesso e, portanto, com uma pontuação muito superior a sua. Apesar disso, o time pernambucano conseguiu conquistar sete pontos, com direito a duas vitórias em casa, algo que não fez durante todo o segundo turno, quando não havia vencido nenhuma equipe que estava no G10. 

Assim, Hélio destacou que uma das grandes virtudes da equipe tem sido não se intimidar e não deixar a diferença de pontuação entrar em campo. Dessa forma, o treinador ainda pregou a necessidade de se pensar no desempenho jogo a jogo para sair da incômoda situação na sequência da Série B.

“Jogamos contra um time (Cuiabá) que tinha 28 pontos a mais que nós. E sempre falo para meus jogadores: isso só é na tabela de classificação. Na hora em que a bola rola, nós temos que acabar com essa diferença de pontuação da forma que acabamos (contra o Cuiabá). Nós jogamos e não deixamos esse grande adversário jogar. Essa foi a nossa grande virtude. Neste momento, a estabilidade e a consistência de trabalho são fundamentais. Estamos construindo uma situação jogo a jogo com consistência”, concluiu.

Tags: Hélio dos Anjos Série B nauticope reação balanço assimilação consistência