Esportes DP

NÁUTICO

Camutanga e Rafael Ribeiro: a jovem dupla de zaga que tem bons números pelo Náutico

Ao suprir ausência do ídolo Ronaldo Alves, Rafael Ribeiro aproveitou a sequência, fez bons jogos e ajudou o Timbu a sair da zona de degola

postado em 24/01/2021 12:00 / atualizado em 24/01/2021 12:17

<i>(Foto: Caio Falcão/CNC)</i>
Quando Hélio dos Anjos foi anunciado pelo Náutico, o Timbu tinha a segunda defesa mais vazada da Série B do Campeonato Brasileiro, com 31 gols sofridos - atrás apenas do Oeste, então lanterna isolado da competição. A princípio, o treinador alvirrubro buscou manter a dupla de zaga montada por Gilson Kleina, Ronaldo Alves e Camutanga, porém uma lesão muscular na coxa direita do capitão alvirrubro obrigou Hélio a apostar no substituto imediato do ‘Xerife’, Rafael Ribeiro.

Aos 24 anos, Rafael Ribeiro entrou em campo 37 vezes pelo Náutico. Na sequência que teve suprindo a ausência de Ronaldo, no entanto, foi onde conquistou a confiança do torcedor alvirrubro e segurança no setor defensivo do Timbu. “Foi muito importante a chegada do professor Hélio dos Anjos. Ele cobra muita vontade, entrega de nós dentro dos jogos e o grupo conseguiu entender que estávamos numa situação difícil e a gente precisava dar um pouco mais. Conseguimos evoluir dentro dos jogos, colocar uma intensidade forte e os resultados estão acontecendo. Vamos conseguir sair dessa situação desconfortável e livrar o Náutico do rebaixamento”.

As boas atuações proporcionaram ao Náutico uma marca inédita nesta edição do Campeonato Brasileiro: três jogos consecutivos sem sofrer gols. Ao lado de Camutanga, a solidez defensiva ajudou o Alvirrubro na retomada de desempenho e saída, após 14 rodadas, da zona de rebaixamento. “O grupo está muito motivado e focado. Entendemos que é uma oportunidade muito grande para que a gente possa livrar o clube dessa situação desconfortável e voltar ao Recife com um resultado maravilhoso. É isso que a gente almeja neste momento”.

A dupla Camutanga-Rafael Ribeiro é uma das menos vazadas da Série B. Dos 12 jogos que o Náutico saiu de campo sem tomar gols, em sete os dois jogadores colaboraram na linha defensiva alvirrubra. Com os zagueiros em campo, o Timbu tem uma média de 0,8 gols sofridos/partidas - para efeito comparativo, a da campanha geral é 30% maior.

A um ponto da manutenção na Série B do Campeonato Brasileiro, o Náutico viaja para Belo Horizonte e encara, neste domingo, às 16h, o Cruzeiro - que, sem objetivos, deve entrar em campo com misto de atletas profissionais e do sub-20. Ignorando qualquer fator externo ao gramado do Mineirão, Rafael Ribeiro projetou uma decisão entre mineiros e pernambucanos.

“Este jogo diante do Cruzeiro é muito importante, porque definirá se nos livraremos da zona de rebaixamento. Esse é o principal objetivo do clube e de nós jogadores. Estamos conversando muito sobre fazer um bom jogo e sair com um grande resultado. Chegar no Recife com a sensação de alívio e conseguir o nosso objetivo de manter o clube na Série B”, concluiu o defensor alvirrubro.

Tags: rafael ribeiro ronaldo alves nauticope camutanga