Esportes DP

NÁUTICO

Hélio dos Anjos defende manutenção do futebol como entretenimento, mas cobra maior quantidade de testes fornecidos pela FPF

Comandante do Náutico apontou que testagem em massa é fundamental para garantir a segurança na continuidade das competições

postado em 05/03/2021 18:14 / atualizado em 05/03/2021 18:21

<i>(Foto: Tiago Caldas/CNC)</i>
No momento em que vários treinadores brasileiros se posicionaram acerca do crescimento do número de casos e mortes por Covid-19 no país, o técnico do Náutico, Hélio dos Anjos, não se furtou de dar a sua opinião. Considerando o esporte como uma fonte de entretenimento importante para manter as pessoas em casa durante esta fase aguda da pandemia, o comandante do Timbu salientou também a necessidade de se pensar em todos os profissionais que dependem do futebol. 

“Acho que o futebol, mesmo conosco sendo expostos, é uma forma de manter as pessoas em casa, pois queira ou não queira, o futebol é um entretenimento, que tem uma influência muito grande de manter as pessoas ligadas aos seus clubes e aos jogos desses clubes. Acredito que estamos em uma situação muito complicada, especialmente na área da saúde, e todos nós temos uma responsabilidade muito grande. Eu, particularmente, acredito que aquilo que for definido, nós teremos que aceitar, mas sei que pesa e muito, pois sei que, mesmo em menor número, muita gente depende do futebol, não só nós que estamos diretamente ligados, mas todos aqueles que estão no entorno”, comentou o treinador. 

Sobre os riscos, Hélio coloca que o grande perigo da atual conjuntura para os profissionais do futebol é o mesmo da população em geral, que são os trajetos fora do horário de trabalho. O comandante ainda enfatizou que o Náutico tem feito testes em grande número e comparou a situação com os profissionais de saúde, que atuam no front do combate ao vírus.

“Eu não tenho toda a capacidade do mundo para opinar sobre isso, não tenho conhecimento muito grande dos dados e de tudo o que envolve o cenário da pandemia. Acho que o futebol, principalmente falando das equipes maiores, como é o caso do próprio Náutico, estamos sempre sendo testados. Temos aqui dentro da nossa estrutura, como a maioria dos grandes clubes têm, uma forma de nos proteger, mais até do que as pessoas que estão no front. Acredito que tem profissionais de saúde que não são tão testados como nós, no futebol. Acredito que o nosso maior problema no futebol é uma questão que atinge toda a nossa sociedade e que está fora dos nossos locais de trabalho, onde não temos como controlar."

Por fim, o treinador colocou uma insatisfação quanto à realidade do futebol em Pernambuco. De acordo com Hélio, o ideal para que houvesse um bom controle da pandemia dentro do ambiente esportivo seria um número maior de testes, algo que sustentaria a manutenção dos campeonatos. 

“O que eu gostaria que acontecesse, por exemplo, no futebol pernambucano, que a Federação testasse mais e fizesse um controle maior. Que fosse feito jogo a jogo. E os clubes também. Aí eu acredito que nós podemos ter uma melhor condição de manter os campeonatos”, finalizou.

Tags: Campeonato Pernambucano Hélio dos Anjos nauticope coronavírus testes segurança opinião pandemia