Esportes DP

NÁUTICO

Suspenso contra Retrô, Hélio dos Anjos abre o verbo e faz críticas à equipe de arbitragem

Treinador do Náutico não aprovou atuação de Gilberto Castro Júnior, juiz que o levantou um amarelo duplo

postado em 08/04/2021 09:06 / atualizado em 08/04/2021 09:46

<i>(Foto: Caio Falcão/CNC)</i>
Apesar da vitória sobre o Salgueiro, o treinador do Náutico Hélio dos Anjos não ficou satisfeito com o que viu acontecer no Sertão. Indignado com a arbitragem de Gilberto Castro Júnior, a quem descreveu como “juiz ridículo”, o treinador, que foi expulso da partida, realizou um grande desabafo no pós-jogo, criticando sua dupla advertência com o amarelo, a expulsão do zagueiro Camutanga e a inércia sobre o treinador Daniel Neri, do Salgueiro, e o zagueiro Elenilson, no lance do pênalti sobre Kieza.

Para referendar as críticas ao juiz, Hélio ainda relembrou outra polêmica envolvendo o árbitro, no fim do ano passado. Na partida entre Londrina e Ypiranga de Erechim, no hexagonal final da Série C, o mesmo Gilberto Castro foi acionado e chegou a ser agredido por jogadores do time gaúcho ao expulsar o lateral esquerdo Zé Mário, coincidentemente, ex-atleta do Náutico. O Ypiranga terminou o jogo com apenas oito nomes em campo.

“Uma arbitragem ridícula. Aí eu lembro porque esse ato acabou com o jogo da Terceira Divisão, Londrina e Ypiranga. Agora eu entendo porque eles fazem isso, porque é ridículo (...) Por isso mesmo que ele terminou a temporada passada sem apitar, porque todo mundo lembra o que ele fez no jogo Ypiranga e Londrina. O que ele fez, ele praticamente tirou o Ypiranga da disputa. Porque a confusão que ele arrumou naquele jogo, brincadeira. Então, ele não tem equilíbrio”, afirmou, antes de detalhar os pontos de crítica à arbitragem. 

“Ele não expulsou o jogador do Salgueiro na penalidade do Kieza, aí ele expulsa o Camutanga em uma jogada que a bola, inclusive, não ia pro gol? Aquela bola ia na direção da linha de fundo, aí ele expulsou o Camutanga? Ele não dá cartão amarelo para o treinador do Salgueiro que foi intimar jogador meu, e por isso que eu fui lá na confusão, porque a partir do momento que o treinador do adversário foi intimidar jogador meu, eu não intimo jogador adversário. E o que que ele fez? Ele me deu o cartão amarelo”.

Hélio dos Anjos ainda estendeu as críticas, ampliando-as para outros integrantes da equipe de arbitragem que esteve à frente no jogo contra o Salgueiro. Uma arbitragem dessa é ridícula, ridícula, ridícula. Árbitro ridículo, o bandeira do banco do Salgueiro e ridículo. O quarto árbitro, questionou até no nosso aquecimento. Ele entrou no meio do nosso aquecimento, para acabar porque nós tínhamos que entrar faltando dez minutos, ele não tem nada a ver com isso. Aquecimento é um direito que a gente tem de fazer".

Sobre a questão envolvendo o pênalti do zagueiro Elenilson, que não foi expulso, há um porém no discurso de Hélio. Desde 2016, a FIFA não recomenda expulsões para diversos casos de pênaltis, e maneira a evitar uma dupla punição ao jogador que cometer a infração.

“Ridículo, é um juiz ridículo. Por isso mesmo que ele terminou com o jogo do Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão, e olha que ele não apitou mais jogo nenhum depois daquilo".

HISTÓRICO DE HÉLIO

Neste Campeonato Pernambucano, Hélio dos Anjos já tem quatro cartões amarelos recebidos em cinco jogos. Um contra o Central, um contra o Vera Cruz e dois nesta partida. Com isso, o treinador está suspenso e não poderá comandar o Náutico na beira do gramado contra o Retrô, na 7ª rodada do Pernambucano. Sobre isso, o treinador se desculpou, mas reiterou as críticas. 

"Eu cobro isso, eu me cobro. Eu peço desculpa à minha torcida, peço desculpa ao meu clube por acontecer isso. Agora, é ridícula essa arbitragem. As outras, lá dentro da nossa casa, eu entendo, aconteceu. Agora esse rapaz é ridículo, ele é ridículo”, concluiu.

Tags: hélio dos anjos juiz ridículo nauticope náutico nautico critica arbitragem suspenso cartão retrô