Esportes DP

ESTADUAL FEMININO

Náutico vence Sport e leva título do Campeonato Pernambucano feminino 2020

Recifense Larigol também receberá uma réplica do troféu de campeã

postado em 07/04/2021 17:16 / atualizado em 07/04/2021 17:38

<i>(Foto: Andrey Stok)</i>
Depois de ter sido paralisado duas vezes, por conta da pandemia da Covid-19, o Campeonato Pernambucano feminino de 2020 conheceu a sua campeã nesta tarde de quarta-feira, diretamente da Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata. E não faltou emoção. Na marca penal, o Náutico superou a equipe do Sport e agora o clube alvirrubro soma mais um motivo para celebrar seu aniversário de 120 anos junto à taça do quarto título estadual.

Quem também receberá uma réplica da taça será a jovem recifense Larigol, dona de uma história que repercutiu após a revelação de ser mais uma das tantas garotas que sofrem preconceito por jogar bola. A entrega será feita futuramente, na sede da Federação Pernambucana de Futebol, no Recife.

Agora, a nível nacional, com mais essa conquista num Clássico dos Clássicos, as alvirrubras também garantiram vaga na Série A2 do Campeonato Brasileiro desta temporada.

O primeiro tempo do Clássico, apesar de ter sido palco de boas oportunidades para os dois lados, foi encerrado sem gols. Nos primeiros minutos, as rubro-negras começaram dominando, mas as alvirrubras conseguiram igualar o domínio. E esse equilíbrio se estendeu até o início dos lances da marca penal, quando o Timbu consolidou mais um título com o quarto gol, concretizado na quinta cobrança. Aí o Sport não tinha mais chances.

No início da etapa complementar, uma chance de abrir o placar foi desperdiçada pelo Leão, mas recuperada logo em seguida. A capitã Amanda Leite, em cobrança de pênalti, mandou a bola na intenção de garantir o primeiro gol do Clássico dos Clássicos, mas a goleira alvirrubra conseguiu uma boa defesa. Na primeira vez. No rebote, Amanda não desperdiçou a chance de balançar as redes. Mas isso não voltou a se repetir, já que a atleta recebeu um cartão vermelho instantes depois.

E essa ausência no lado leonino foi bem aproveitada pelo Timbu, que conseguiu empatar o confronto com assistência da artilheira Nadine e gol de Débora Letícia na sequência. A partida foi encerrada em tempo normal com o placar em 1 a 1. Nos pênaltis, as alvirrubras prevaleceram.

Um dos destaques do lado campeão, inclusive, foi a zagueira Ana Grazy, autora do primeiro gol que chegou na segunda batida. Com constantes defesas e muita velocidade, a defensora mais uma vez mostrou os motivos de ter tido o seu nome na listagem de convocação das categorias de base da Seleção Brasileira por duas vezes.
 
PÊNALTIS 

Náutico
1ª batida - FORA
2ª batida - GOL
3ª batida - GOL
4ª batida - GOL
5ª batida - GOL

Sport

1ª batida - FORA
2ª batida - GOL
3ª batida - GOL
4ª batida - FORA

SEMI

Antes da partida final desta tarde, as duas equipes estavam “empatadas” em bons históricos. O Sport, depois de golear o Íbis na ida por 10 a 0, venceu novamente o Pássaro Preto na volta, por 2 a 10. Já o Náutico, que superou o Ferroviário por 4 a 1 no jogo da ida, também pôde comemorar uma goleada na volta, com 9 a 0.
 
A VEZ DELAS

O desfecho atrasado da temporada anterior para elas, também celebra os 15 anos de fundação do departamento de futebol feminino da Federação Pernambucana de Futebol. Um caminho já iniciado, mas ainda com muito a percorrer.

Tags: campeonato pernambucano arena de pernambuco nauticope sportpe estadual pandemia feminino