Esportes DP

NÁUTICO

O Paraguai é aqui: Náutico oficializa retorno de Guillermo Paiva e chegada de Jorge Colmán

Atacantes de 23 anos chegam ao Timbu emprestados pelo Olimpia

postado em 14/04/2021 17:36 / atualizado em 14/04/2021 17:57

<i>(Foto: Caio Falcão/CNC)</i>
O Náutico oficializou o retorno do atacante paraguaio Guillermo Paiva, além da chegada do conterrâneo Jorge Colmán. Os avançados de 23 anos chegam aos Aflitos emprestados pelo Olimpia, do Paraguai, cedidos até o fim do ano. No caso de Paiva, é a segunda passagem no Alvirrubro, apenas quatro meses e meio após sua saída.

A primeira passagem de Paiva no Náutico aconteceu no ano passado, quando somou 28 jogos e quatro gols pelo Alvirrubro. O clube até tentou assegurar sua permanência, mas o Olimpia preferiu contar com ele no seu elenco principal, algo que mudou depois de 104 dias, quando ele teve retorno oficializado, tendo feito apenas duas partidas na Liga Paraguaia nesse meio tempo.

Menos jogos ainda foram disputados por Colmán desde seu retorno de empréstimo ao Olimpia. Com apenas uma aparição no campeonato nacional, o jogador foi cedido para um novo empréstimo, após ter passado no time Sub-23 do Corinthians entre 2019 e 2020.

GUILLERMO PAIVA

Com a camisa do Náutico, Paiva também conviveu com as lesões. Entre as condições físicas adversas e a interrupção do futebol pela pandemia da Covid-19, o paraguaio passou seis meses sem atuar no ano passado, entre fevereiro e agosto, mas conseguiu se firmar como peça importante do time. Sob o comando de Hélio dos Anjos, ele participou de sete jogos e marcou um gol.

Embora pouco efetivo à frente da meta, o estilo dentro de campo físico e esforçado do paraguaio esteve em sintonia com as ideias de jogo do treinador, que precisou da voluntariedade do atleta após perder o principal pilar ofensivo da equipe, Kieza. Suprindo sua ausência, Paiva atuou os 360 minutos e ajudou o Timbu a conseguir a maior sequência sem derrotas da temporada. 

Apesar da pouca idade, Guillermo Paiva tem experiência no futebol sul-americano. Antes do Náutico, atou, também emprestado pelo Olimpia, no Zamora, da Venezuela. Por lá, jogou o maior torneio do continente, a Copa Libertadores, e, embora o seu time tenha sido eliminado na fase de grupos, marcou dois gols e foi um dos destaques no ‘grupo da morte’. Ele também passou pela base do 3 de Febrero, do Paraguai.
 
Feliz pelo retorno, Paiva também comentou sua expectativa em poder voltar a defender as cores alvirrubras. "A expectativa que eu tenho agora com a volta é grande. Eu já estava no ano passado aqui e sei que o Náutico deve brigar por muitas coisas nesse ano também. Estou feliz e espero poder ajudar o time para a gente galgar grandes coisas. Pelo retorno, estou feliz, com vontade de chegar. Eu sei que o time gosta  do meu jogo, que a torcida gosta da minha pessoa e do meu jogo, já conheço muitos amigos, deixei muitos amigos aí. Para mim, é uma felicidade muito grande voltar ao Náutico". 
 
JORGE COLMÁN

Aos 23 anos, Colmán tem passagens por clubes importantes no cenário sul-americano. Além do Olimpia, jogou o Brasileiro de Aspirantes pelo Corinthians, mas sem muitas oportunidades. Em 20 jogos no clube paulista, anotou cinco gols. Apesar disso, o jovem atleta possui características que valem ser ressaltadas. Entre elas, o seu poder em tomar decisões na pequena área e frieza ao finalizar diante do goleiro adversário.

Considerado uma promessa em seu país de origem, Colmán não renovou contrato com o Timão e retornou ao clube detentor de seus direitos federativos. Em 2021, entrou em campo uma única vez: pelo Campeonato Paraguaio, esteve nos 90 minutos da derrota pelo placar mínimo diante do rival Libertad. Coincidentemente, por 75 minutos desse embate, os dois novos jogadores do Timbu estiveram juntos em campo.

Tags: jorge colman guillermo paiva olimpia nautico contratacao emprestimo atacante paraguai