Esportes DP

NÁUTICO

Atuações: autor do gol, Wagner Leonardo esbanja elegância e é o destaque do Náutico

Por outro lado, a avaliação negativa fica com Alex Alves, goleiro do Timbu

postado em 16/05/2021 18:29 / atualizado em 16/05/2021 18:33

<i>(Foto: Sandy James/Esp. para o DP Foto)</i>
Na tarde deste domingo (16), o Náutico enfrentou o Sport pela partida de ida da final do Campeonato Pernambucano e, embora tenha dominado o arquirrival durante boa parte do jogo, levou o empate por 1 a 1 para o confronto de volta - marcado no próximo domingo, nos Aflitos. Apesar do resultado, os comandados de Hélio dos Anjos demonstraram aplicação tática, superioridade técnica e, assim, controlaram as ações da partida - com destaque individual para Wagner Leonardo, o autor do gol.

Nos primeiros minutos de jogo, os comandados de Hélio dos Anjos demonstraram o porquê de liderarem todos os quesitos ofensivos do Campeonato Pernambucano. Ao contrário do Sport, o ataque alvirrubro, com destaques para os atletas de lado, Erick e Vinicius, certificou sua grande intensidade em velozes contra-ataques e amplo domínio das ações da partida. 

Adiantando suas linhas de marcação, o Timbu esboçou uma pressão na zona de segurança do Leão: apertando a saída de bola pelos flancos, os visitantes criaram boas chances no primeiro tempo. Por outro lado, alguns pilares do Náutico neste começo de temporada prejudicaram o ritmo acentuado que o time demonstrou na etapa inicial.

Entre eles, Djavan e Kieza, que demonstraram aplicação tática, mas não agregaram tecnicamente ao esquema de Hélio dos Anjos. O volante, embora tenha sido unânime para o setor defensivo, pouco ajudou nas construções ofensivas do Timbu. Já o artilheiro alvirrubro sofreu com a marcação leonina e mal tocou na bola. Além deles, vale ressaltar que, embora o lance do gol tenha saído dos seus pés, Jean Carlos teve desempenho abaixo da média nesta tarde - com destaque para o gol perdido no segundo tempo.

Apesar disso, o Náutico estava fazendo um ótimo jogo até, aos 45 minutos, cometer erros seguidos e sofrer o primeiro gol da partida. No lance da abertura do placar, Rhaldney, que vem sendo uma das peças mais importantes do time desde o fim da temporada passada, em vez de afastar a bola da defesa, optou por sair jogando com a bola no chão. Com o passe errado, a bola sobrou para o oportunista Everaldo, que tabelou com Neilton e finalizou sem chances para Alex Alves.

O NOME DO JOGO

A etapa final começou num ritmo diferente da anterior. Com muitas faltas, o jogo ficou ‘mascado’ e a bola pouco rolou. Apesar disso, o Náutico seguiu com o mesmo ímpeto da primeira etapa. Bem organizado e seguindo à risca o que vem sendo proposto por Hélio dos Anjos, não demorou para os alvirrubros anotarem o gol de empate. Destaque positivo da partida, o zagueiro Wagner Leonardo, após cruzamento de Jean Carlos, recebeu a bola cara a cara com Mailson e estufou as redes do Sport.

Além do gol marcado, o recém-contratado defensor esbanjou categoria no terço inicial do campo alvirrubro. Em diversos lances, manteve a calma, saiu jogando e contornou situações adversas com muita categoria. O zagueiro de 21 anos também proveu segurança à defesa do Náutico, que, com o mau desempenho de Alex Alves, é o setor mais questionado do time.
 
NOTAS 
 
Alex Alves - 4
Hereda - 6
Wagner Leonardo - 8
Camutanga - 7,5
Bryan - 7
Djavan - 6
(Trindade) -  s/n
Rhaldney - 6,5
(Marciel) - s/n
Jean Carlos - 7
Erick -  7,5
(Matheus Carvalho) - s/n
Vinícius - 7
(Giovanny) - 5,5
Kieza - 6

Hélio dos Anjos - 8




Tags: wagner leonardo nautico atuacoes sport classico pernambucano final