Esportes DP

NÁUTICO

Sócios do Náutico escolhem novo presidente neste domingo

Bruno Becker, Diógenes Braga e Plínio Albuquerque são os candidatos

postado em 04/12/2021 17:30 / atualizado em 03/12/2021 19:22

<i>(Foto: Tiago Caldas/CNC)</i>
Depois de dois mandatos do atual presidente, Edno Melo, o Náutico saberá neste domingo quem vai comandar o clube no biênio 2022/2023. Três candidatos estão concorrendo à presidência. Pela situação, o atual vice-presidente Diógenes Braga é o escolhido da chapa Avança Náutico. Pela oposição, o ex-vice-presidente jurídico Bruno Becker e Plínio Albuquerque são os postulantes.

A eleição será a primeira com bate-chapa depois de seis anos. Em 2017, Edno assumiu o clube alvirrubro após ser o único candidato. Em 2019, o dirigente foi reeleito sem concorrentes. O atual presidente afirmou, em entrevista coletiva, que não pretende participar do pleito, mas se colocou à disposição para ajudar o Timbu depois de deixar o cargo.

Aspirante pela chapa Avança Náutico, Diógenes foi um dos principais incentivadores da volta aos Aflitos enquanto era do Conselho Deliberativo do Timbu. No final de 2017, quando era um dos diretores de futebol, foi eleito vice-presidente pela chapa encabeçada por Edno, e se manteve no cargo até este ano. O carro-chefe da campanha do candidato é o “avanço do projeto” iniciado em 2018. Diógenes também prega mais assertividade nas contratações. 

Representante da chapa Náutico Sustentável, Bruno Becker fazia parte da atual gestão, mas se desligou no final de outubro por divergências de ideias. Ele foi diretor jurídico em 2018, e passou a ocupar o cargo de vice-presidente jurídico em 2020, ficando até a sua saída. O principal mote da campanha de Bruno é a profissionalização do clube. Segundo ele, o grande problema do Timbu é estrutural, conceitual, e não de incompetência de pessoas.

Pela chapa Inova Náutico, Plínio Albuquerque foi diretor do Náutico em 2017 e 2018. Depois disso, não figurou no quadro de funcionários, e, agora, está pleiteando a presidência. A profissionalização do clube também é o tema central da campanha do candidato. Plínio também revelou que, caso eleito, Sangaletti será contratado como executivo de futebol, e que deseja manter a atual comissão técnica.

A comissão eleitoral que vai comandar o pleito de domingo é formada por Silvio Romero, Lítio Santos, Gabriel Cavalcanti Neto, Juliano Domingues e Francisco Alencar. Ao Esportes DP, o presidente da comissão, Sílvio Romero, projetou uma eleição com um clima pacífica, mesmo tendo três grupos concorrendo ao cargo. Apesar de mais de 3500 sócios aptos, Sílvio informou que a expectativa é de cerca de 1800 torcedores votando.

“A expectativa é que vai ser uma eleição tranquila. É natural que a gente tenha em toda eleição alguns ânimos exaltados, mas isso é em qualquer pleito, de vereador, prefeito e governador. Mas isso não estraga a eleição. A gente teve uma reunião com as três chapas, e o pessoal foi cordial, amigo. Só que estão disputando. A amizade pode ser extrapolada por questões eleitorais. Mas eu não vejo nenhum estresse. A comissão está bem tranquila”. 


Horário: 8h às 17h.
Quem pode votar: associados do clube há, pelo menos, um ano, e estar em dia nos últimos seis meses.
Sócios aptos: 3765. 
O que precisa levar: documento oficial com foto.
Onde votar: Serão seis urnas, divididas por ordem alfabética. O sócio irá procurar a urna com a letra inicial do nome e votar.
Como será o voto: o sócio irá receber uma cédula com o nome e número das três chapas, devendo assinalar apenas uma opção e depositar na urna. Caso mais de uma opção seja escolhida, o voto será anulado.
O que não pode: entrada de grupos portando camisas de torcidas organizadas; bandas ou fanfarras na sede.
O que pode: camisas e adesivos das chapas; manifestação política apenas silenciosa

Tags: diogenes braga bruno becker plinio albuquerque nautico eleicao socios votacao