Esportes DP

NÁUTICO

Elano vive dilema para montar meio-campo do Náutico

Treinador não acionou Jean Carlos na derrota para o Guarani

postado em 15/08/2022 08:00

<i>(Foto: Tiago Caldas/CNC)</i>
Afundado em uma crise na Série B do Campeonato Brasileiro, o Náutico conheceu sua 13ª derrota na competição no último sábado, diante do Guarani. A partida marcou os retornos de Victor Ferraz e Jean Carlos, que haviam cumprido suspensão contra o CRB. Por outro lado, o técnico Elano preferiu deixar os dois jogadores no banco de reservas, além de não ter acionado o “Mágico” durante o confronto. Será que o camisa 10 perdeu espaço por causa do sistema de jogo?

O comandante alvirrubro adotou pela segunda vez seguida uma formação com três zagueiros, o que diminui o espaço para os meias do Timbu. Com os alas, Souza, Jobson e Richard Franco foram escalados como titulares. Sem um primeiro volante de mais pegada, o trio de zaga deixa os homens da faixa central com um pouco mais de liberdade, sem ter que guardar posição feito times com linha de quatro. 

Durante a partida, Victor Ferraz e Mateus Cocão, este segundo formado nas categorias de base do Náutico, entraram em campo, deixando o time em um 4-4-2. Entretanto, nem assim Jean Carlos foi chamado para jogar, permanecendo no banco de reservas. Foi a primeira vez que o destaque do Timbu nas últimas temporadas ficou como opção e não começou um embate pela equipe. 

A última partida em que Jean iniciou no banco foi contra o Santa Cruz, pela semifinal do Campeonato Pernambucano de 2020. Na ocasião, o jogador estava voltando de lesão e não tinha 100% do seu condicionamento físico. A diferença é que o meia foi acionado no confronto. 

Daqui para frente, Elano terá que montar na cabeça um esquema de jogo que tire o máximo possível de desempenho dos jogadores do meio-campo, fazendo com que a maior quantidade de atletas atuem. Jean Carlos, com sete gols e duas assistências, vinha sendo titular absoluto em todas as rodadas dos campeonatos disputados pelo Náutico na temporada. O treinador terá uma semana para trabalhar e tentar encaixar o camisa 10 ao lado de Kieza, mais recuado com Souza ou até atuando quase como um ponta, mais aberto do lado do campo.

Tags: jean carlos meio campo dilema elano nautico