Esportes DP

NÁUTICO

Náutico terá votação de reforma estatutária nos dias 6 e 7 de agosto

Sócios alvirrubros poderão participar de forma online e presencial

postado em 04/08/2022 18:23 / atualizado em 04/08/2022 18:41

<i>(Foto: Tiago Caldas/CNC)</i>
O futebol se atualiza a cada ano em todos os aspectos, sejam eles de dentro ou fora de campo. Os bastidores de um time muitas vezes não são conhecidos pelos seus torcedores. Diante desta situação, o Conselho Deliberativo do Náutico trará para votação uma reforma no estatuto do clube neste sábado (6) e domingo (7). 

A votação será feita pelos sócios aptos em formato híbrido, virtual e presencial. Os torcedores poderão votar de forma online a partir das 12h do sábado até às 18h do domingo. Por outro lado, os que escolherem comparecer ao clube para participar poderão ir a partir das 8h às 18h do domingo, na sede do Náutico, na Avenida Conselheiro Rosa e Silva. A comissão da reforma é composta por Pablo Vitório, vice-presidente do Conselho e relator, Roberto Selva, Roberto Pimentel, Paulo José Pessoa e Fábio Lins Cavalcanti (renúncia).

Os principais quesitos que a comissão de elaboração deseja trazer ao estatuto são a votação de Sociedade Anônima do Futebol (SAF), com o modelo só sendo escolhido futuramente após assembleia geral de sócios; remuneração para presidente e vice-presidente, que vai variar entre 5 e 20 salários mínimos para o mandatário geral, com o seu vice recebendo 50% do valor. Além disso, os dirigentes poderão receber premiações em caso de títulos, acessos e permanência na Série A, por exemplo. 

Outras questões relacionadas ao presidente é que, a partir da próxima eleição, o mandato passe a ser de três anos, com direito a reeleição. Por outro lado, o mandato do presidente do Conselho também será de três anos, mas sem direito a reeleição. Nos últimos três meses do mandato, o principal dirigente do executivo não poderá vender ou comprar direitos de atletas sem uma aprovação do Conselho. Uma questão importante a ser votada é a proibição ao nepotismo no âmbito do clube, além de previsão estatutária para elaboração de um código de ética para a proteção dos torcedores, sócios e funcionários, em parceria com a empresa Woman Friendly.

Além desses quesitos, a comissão deseja uma maior liberdade de criação do marketing em relação aos uniformes, sem ferir a identidade e as tradições do clube, mantendo-se a necessidade de aprovação do Conselho Deliberativo para padrões alternativos; criação de normas estatutárias que estabeleçam o rito processual para os processos administrativos disciplinares; fortalecimento do Conselho na fiscalização das atividades da diretoria executiva, incluindo poderes para suspender provisoriamente gestores que descumprirem normas e obrigações estatutárias; diminuição do número de conselheiros para 200 - hoje, o clube conta com 270; renúncia tácita para conselheiro inadimplente; transformação da vice-presidência do CT em diretoria ligada ao Executivo.
 
A última vez que foi votada uma reforma estatutária no Náutico foi em 2015, quando foi aprovado o estatuto vigente até os dias de hoje. 

Caso o torcedor alvirrubro queira saber mais sobre a proposta da reforma basta acessar o instagram do Conselho Deliberativo do Náutico ou entrar no site oficial da equipe, onde consta o documento na íntegra.

Tags: conselho socios estatuto reforma nautico