Apesar de comissão por pontos corridos, CBF mantém mesmo formato da Série C para 2025
Os clubes pernambucanos Náutico e Retrô, faziam parte da comissão dos clubes que buscavam um modelo de pontos corridos com 38 rodadas para a Terceirona
Com a divulgação do calendário, Série C se manterá no mesmo formato dos últimos anos (Foto: Leo Piva/CBF)
Com a divulgação oficial do calendário de 2025 feito pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o modelo de disputa da Série C do Campeonato Brasileiro se manterá o mesmo para a próxima temporada. Oito clubes nordestinos já garantidos na próxima Terceirona, entre eles Náutico e Retrô, formaram comissão para buscar mudança no formato e transformar a competição em pontos corridos, com 38 rodadas.
Com a divulgação do calendário, a Terceira Divisão foi mantida com 27 datas, diferentemente das 38 propostas pelos clubes. A Série C de 2025 tem previsão de iniciar no dia 13 de abril e ter seu encerramento no dia 26 de outubro.
Desde 2022, a Série C segue o formato de uma fase inicial de pontos corridos, em 19 rodadas onde todas as 20 equipes se enfrentam. Os oito primeiros colocados avançam para dois quadrangulares do acesso. As duas melhores equipes em cada quadrangular, confirmam o acesso para a Segunda Divisão. Dentro da primeira fase, os quatro últimos colocados são rebaixados para a Série D.
Além dos pernambucanos Náutico e Retrô, a Série C de 2025 já conta com 18 equipes confirmadas. Restam apenas duas confirmações de rebaixamentos na Série B, para ser fechado os 20 clubes que disputarão a Terceirona.