Esportes DP

SANTA CRUZ

Confira a projeção do grupo do Santa Cruz para a 3ª Divisão do Campeonato Brasileiro 2021

Com oito garantidos, resta a definição dos despromovidos da Série B - caso Náutico e Vitória se safem, times do Grupo B são transferidos ao A

postado em 18/01/2021 11:19 / atualizado em 18/01/2021 11:56

<i>(Foto: Rafael Melo/SCFC)</i>
O gol marcado por Emanuel Biancucchi, do Vila Nova, sacramentou ao Santa Cruz mais uma temporada jogando pela Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro. O quarto ano consecutivo atuando pela Série C, embora já tenha data de início, 30 de maio, ainda não possui totais definições quanto aos participantes. Dos 20 clubes que a compõem, resta a resolução de três participantes - considerando que o Oeste está virtualmente rebaixado e cinco clubes ainda lutam contra o Z4 da Segundona.

Com o ascenso de Vila Nova e Remo e o descenso de Treze e Imperatriz, seis times permanecem no Grupo B da Série C 2020. Além do Santa, Paysandu, Manaus, Jacuipense, Ferroviário e Botafogo-PB repetem o cenário da temporada que termina em 30 de janeiro. Vale lembrar que dois clubes do Norte-Nordeste que atuaram pela Quarta Divisão garantiram a promoção à Terceirona: Altos-PI e Floresta-CE. Assim, temos oito equipes definidas para a próxima temporada - faltando, apenas, a resolução da tabela da Segundona.

Com o precoce rebaixamento do Oeste, restam três vagas no Z4 da Série B. Cinco clubes estão na disputa: Botafogo-SP, Paraná, Vitória, Náutico e Figueirense. Apenas cinco pontos separam o 19º, Botafogo, do 15º, Figueirense. Vale lembrar que o formato da Série C 2021 repetirá o atual, onde os grupos são divididos entre duas ‘conferências’ - Norte e Sul. E, caso Vitória e Náutico evitem o rebaixamento, automaticamente Tombense e Volta Redonda, que jogaram pelo Grupo B na edição 2020, por questões geográficas serão transferidos ao A - assim, esticando as distâncias percorridas pelo Santa.

No pior cenário para o Santa Cruz, os dois rivais nordestinos são despromovidos. Tendo, além de times tradicionais, como Paysandu, na hipótese, outros dois campeões brasileiros, a disputa pela vaga na Série B 2022 se tornaria acirradíssima com dois clubes vindos da divisão superior e as chances de prolongação da estadia pela C aumentariam significativamente. 
 
Vale ressaltar que, embora tenha 45 pontos, considerado por matemáticos como suficiente à manutenção, o Confiança ainda tem chance de cair à Série C, embora improvável.

CONFIRA O CENÁRIO DO GRUPO A DA SÉRIE C 2021

Garantidos
Santa Cruz
Paysandu
Manaus
Jacuipense
Ferroviário
Botafogo-PB
Altos (Série D)
Floresta (Série D)

Podem ocupar as duas vagas restantes
Tombense (Grupo B 2020)
Volta Redonda (Grupo B 2020)
Vitória-BA (Série B) 
Náutico (Série B)
Confiança (Série B)

Tags: serie c projecao adversarios grupos brasileirao santacruzpe