Esportes DP

SANTA CRUZ

Na estreia do Pernambucano mais importante dos últimos anos, Santa Cruz recebe Vitória das Tabocas

Conquistas no Estadual tendem a ser único veículo para garantir calendários e cotas da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil em 2022

postado em 24/02/2021 07:10 / atualizado em 24/02/2021 08:03

<i>(Foto: Rafael Melo/Santa Cruz)</i>
A temporada 2021 começa hoje para o Santa Cruz. Recebendo o Vitória das Tabocas às 21h30, o Tricolor dá início ao Campeonato Pernambucano mais importante dos últimos anos. Em jogo, além do título, o Estadual vale toda a base para o calendário coral em 2022. E é com essa responsabilidade após só uma semana de trabalho que João Brigatti fará a sua estreia no comando de um Santa Cruz jovem e sem reforços em relação ao último ano.

Como será passado pelo Náutico no ranking da CBF a ser divulgado até o início de março, assim como Pernambuco vai perder lugares para Bahia e Ceará, o Santa Cruz precisa, mais que nunca, do seu 30º título estadual. Para chegar à Copa do Nordeste no ano que vem, só com a taça. Para a Copa do Brasil, a vaga dificilmente vem sem a chegada à final ou a liderança da primeira fase do Estadual. Assim, cada ponto é importante desde já.

E para começar com o pé direito, o treinador João Brigatti terá o desafio de engrenar um time ainda incompleto com menos de uma semana de trabalho no Arruda. Para o jogo, apenas remanescentes do time que não subiu à Série B, com jovens promovidos da base e jogadores que voltaram de empréstimo. Aquele elenco teve 17 baixas. Apesar deste cenário, Brigatti frisou que já espera ver um Santa com imposição contra o Taboquito.

"Com a qualidade dos nossos atletas, podemos propor o jogo, ter uma equipe mais ofensiva. O que estamos buscando e precisamos de mais tempo, é para fazer os ajustes necessários. Mas não estamos aqui para ficar reclamando, estamos para buscar soluções”, afirmou o treinador, que foi além.

“Dentro do campo, juntamente com o entendimento e aceitação dos atletas, poderemos corrigir as situações adversas que virão na partida. Um elenco que tem uma característica muito boa de se envolver e estar junto com a gente, e isso ajuda bastante a minimizar os erros. Tenho certeza que, a partir de amanhã, na nossa estreia, teremos uma equipe com imposição física e técnica em cima do adversário, sempre buscando a vitória".

Já tendo confirmado o time em um esquema de três zagueiros, João Brigatti terá que lidar com um desfalque. Com uma lesão de grau um na coxa, Leonan fica de fora e o jovem Augusto, de apenas 20 anos, deve fazer sua estreia. Jordan, terceiro goleiro na Série C, e Ítalo Henrique, que estava emprestado ao Floresta na Série D, devem compor o time titular.

FICHA DO JOGO
 
Santa Cruz
Jordan; Augusto Potiguar, Danny Morais, William Alves, Célio Santos e Eduardo; Paulinho, Ítalo Henrique, Didira e Chiquinho; Pipico. Treinador: João Brigatti.

Vitória das Tabocas
Celismar; Patrick Florindo, Danilo Quipapá, Edivan e Léo Carioca; Juninho, Wires e Diogo Peixoto; Yerien Esukusiede, Natan Gomes e Marcelo Nicácio. Técnico: China.

Local: Estádio do Arruda
Horário: Quarta-feira, às 21h30
Arbitragem: Diego Fernando
Assistentes: Ricardo Chianca e Matheus Valentim

Tags: joao brigatti vitoria das tabocas santa cruz pernambucano arruda