Esportes DP

ELEIÇÕES

Prevenindo aglomeração por conta da Covid-19, governo recomenda suspensão eleições do Santa Cruz

Documento que indica pela não realização do evento alerta para proibição de eventos com mais de 150 presentes é assinado pelo secretário de saúde

postado em 09/02/2021 13:06 / atualizado em 09/02/2021 15:34

<i>(Foto: Rafael Melo/SCFC)</i>
O pleito para escolher os novos mandatários do Santa Cruz deve ganhar mais um capítulo nesta terça-feira. Marcada para a próxima quarta-feira, a eleição deve ser suspensa devido a ofício encaminhado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco como forma de prevenir aglomerações, que possam causar novos casos de Covid-19. 

De acordo com o documento, que relembra a recomendação de que a realização de eventos corporativos e administrativos seja restrita a 30% de sua capacidade, proibindo encontros com mais de 150 pessoas, pois eram aguardados por volta de dois mil sócios para a votação, que seria realizada nas dependências do clube, no dia 10 de fevereiro entre às 8h e 17h. 

A recomendação  foi homologada pelo secretário de saúde do Estado, André Longo, na véspera da eleição e encaminhada ao clube. Vale lembrar que o Arruda está sendo utilizado como centro de vacinação Drive Thru para imunização contra a Covid-19. 
 
A informação foi confirmada pelo presidente do Conselho Deliberativo coral, Paulo Borba, que ainda revelou uma consulta feita pelo clube de modo a atenuar possíveis sanções que o clube pudesse sofrer. 
 
"Semana passada, no dia 4, em tempo hábil, fizemos uma consulta à Secretaria de Saúde do Governo de Pernambuco, sobre as nossas eleições, ao secretário André Longo. Se havia possibilidade de acontecer em virtude do decreto governamental do dia 7 de janeiro, que endurece as normas de eventos para atenuar a crise da Covid-19. Para não expor nosso clube a sanções, fizemos a consulta. Hoje, obtivemos a resposta: as eleições estão adiadas até que a gente entre em contato com os órgãos do governo", disse em entrevista à Rádio Jornal.
<i>(Foto: Reprodução)</i>

Confira na íntegra o teor do documento
Em atenção ao Ofício OF/004/CONSDELIB/2021, o qual solicita realização de Assembleia Geral Ordinária para realização das eleições do Santa Cruz Futebol Clube, prevista para o dia 10 de fevereiro do corrente ano,  temos a esclarecer, de acordo com a Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde, que o Decreto Estadual nº 50.052, de 7 de janeiro de 2021, determina que os eventos corporativos e institucionais devem ser limitados a 30% (trinta por cento) da capacidade do ambiente, com até no máximo 150 (cento e cinquenta) pessoas, garantindo as normas sanitárias relativas à higiene, ao distanciamento mínimo e ao uso obrigatório de máscara, conforme protocolo específico editado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Diante da informação de que se espera um público de aproximadamente 2.000 associados, declaramos ser inviável a realização do evento, visto que a prioridade nesse momento é a prevenção da contaminação por COVID-19 dos associados e o cumprimento das regras sanitárias vigentes no estado.

Na oportunidade, renovamos os votos de elevada consideração, colocando-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.

Tags: Paulo Borba Secretaria de Saúde ofício coronavírus santacruzpe aglomeração proibição adiamento eleições