Esportes DP

SANTA CRUZ

Departamento médico da Seleção Brasileira veta amistoso contra sub-20 do Santa Cruz

Jogo aconteceria na tarde desta terça-feira, no CT do Retrô, em Camaragibe

postado em 02/03/2021 16:44 / atualizado em 02/03/2021 17:31

<i>(Foto: Divulgação/Retrô)</i>
A estreia da base do Santa Cruz na temporada de 2021 não acontecerá mais nesta terça-feira, como previsto anteriormente. O motivo se deu porque o departamento médico da Seleção Brasileira vetou o encontro que aconteceria nesta tarde, justificando o fato do Tricolor ter optado por fazer testes rápidos em prevenção à Covid-19, quando o protocolo da Confederação Brasileira de Futebol exige a realização do PCR, com maior comprovação de eficácia na captação do vírus.

A partida entre o time sub-20 do Santa Cruz e o sub-18 da seleção brasileira estava prevista para às 16h desta terça-feira, no Centro de Treinamento do Retrô, em Camaragibe. A arbitragem do duelo seria conduzida por Diego Fernando, Mateus Valentim e Elaíse Juliana, todos pertencentes ao quadro da Federação Pernambucana de Futebol.
 
Em nota, o clube pernambuco disse que "não recebeu uma sinalização desses procedimentos laboratoriais para o jogo amistoso das categorias de base, e só foi notificado do cancelamento a menos de duas horas do horário marcado". O Santa, no mesmo comunicado, relembrou que esse exame, comumente conhecido por "teste rápido", é aprovado pela Federação Pernambucana de Futebol nas partidas de nível estadual.
 
Ao fim do texto, a Cobra Coral assegurou que um novo amistoso pode acontecer num "ciclo futuro da CBF", quando a instituição estiver novamente na região nordeste do país. Uma nova data, no entanto, não foi divulgada.
 
Confira, na íntegra, nota emitida pelo Santa Cruz nesta tarde:
 
"Em nota, o Santa Cruz vem a público informar sobre o cancelamento da partida amistosa que seria realizada nesta terça-feira (2), entre as equipes sub-20 coral e sub-18 da Seleção Brasileira, no ciclo atual de preparação dos jovens da base da CBF.

O jogo, a priori marcado para as 16h no CT do Retrô, em Camaragibe, não foi possível ser realizado por um veto do Departamento Médico da CBF. A entidade não aceitou os testes da COVID-19 do tipo rápido de antígeno, realizados pelo Santa Cruz entre os dias 24 de fevereiro e 1 de março com os atletas, que atendem ao protocolo estadual da Federação Pernambucana de Futebol, utilizado pelo futebol profissional no Campeonato Pernambucano.

O Santa Cruz tem ciência dos pré-requisitos exigidos pela CBF em suas competições de organização, onde o exame RT-PCR é o padrão e que há um processo logístico de contatos com laboratórios autorizados pela entidade. No entanto, o clube coral não recebeu uma sinalização desses procedimentos laboratoriais para o jogo amistoso das categorias de base, e só foi notificado do cancelamento a menos de duas horas do horário marcado para a realização da partida. Logo, tempo inviável para a realização dos exames exigidos pela CBF, apesar dos exames enviados de forma antecipada para a entidade.

As duas instituições mantêm o interesse na realização da partida em um novo ciclo futuro da CBF em preparação para jogos no Nordeste

Tags: santa cruz seleção brasileira categoria de base santacruzpe santacruz sub-20 sub-18 adiado teste pandemia