Esportes DP

SANTA CRUZ

Sem apresentar evolução técnica, Santa Cruz é derrotado e segue amargando a lanterna

Com gol no último lance da partida, o Jacaré superou a Cobra Coral

postado em 10/07/2021 18:09 / atualizado em 10/07/2021 19:18

<i>(Foto: @luisjuniorcinegra / Altos)</i>
O sabor amargo permanece na boca do torcedor do Santa Cruz. Afinal, na tarde deste sábado (10), o Tricolor do Arruda visitou, no estádio Albertão, em Teresina, o Altos-PI, então primeiro time fora da zona de rebaixamento, e foi derrotado por 1 a 0. O gol da partida foi anotado por Lucas Campos, no último lance da partida.
  
Com o resultado, o Santa Cruz permanece na lanterna do Grupo A. Com quatro pontos conquistados em 21 possíveis, a Cobra Coral, que recebe, na próxima rodada, a Tombense, está a cinco do Ferroviário-CE, oitavo colocado e com um jogo a menos. 

O JOGO

Logo na divulgação do 11 inicial para a partida, o treinador Roberto Fernandes surpreendeu a todos. Além do retorno de Leonan, que estava afastado há cinco meses, e as estreias de Luca Rodrigues e Victor Oliveira, o comandante coral optou por um trio de ataque inédito. 

Sem Wallace Pernambucano, que sentiu dores na panturrilha e foi vetado para a partida, o Santa Cruz entrou no gramado do Albertão com Lucas Rodrigues, Levi e Lucas Batatinha.

Assim, modificado, o Tricolor do Arruda sentiu, nos primeiros minutos, o desentrosamento. O terço inicial da partida foi de amplo domínio do Altos-PI, que sufocou a saída de bola coral e impediu a desenvoltura dos comandados de Roberto Fernandes dentro de campo.

O cenário do primeiro tempo foi esse: controle do Jacaré e uma certa abertura da Cobra, que permitiu o jogo propositivo dos mandantes. Apesar disso, o Altos levou perigo à meta defendida por Jordan apenas uma vez, em cabeçada à queima roupa defendida pelo arqueiro coral.

Nos 45 minutos iniciais, a desconfiança dos tricolores ficou clara. Embora tivesse, em alguns momentos, a posse de bola e oportunidades de construir boas jogadas ofensivas, o Santa Cruz esbarrou na falta de autoestima e insistia incessantemente na bola aérea. Em alguns instantes, dominou a partida, porém, imerso na desconfiança, recuou suas linhas.

Nos acréscimos, a Cobra ensaiou uma blitz na zona adversária, mas de maneira ineficiente. 

SEGUNDO TEMPO

Nos minutos iniciais da etapa final, o Santa Cruz entrou com uma mudança. No caso, o volante Augusto César deu espaço para o meia de construção Rondinelly. Pretendeu, assim, Roberto Fernandes, tornar o espalhado time coral um pouco mais coeso e vertical. 

A proposta, no entanto, não repercutiu bem. O castigado gramado do Albertão impossibilitava o respiro técnico que seria proporcionado pelo camisa 10 do Arruda. Além das dificuldades proporcionadas pelo cenário de jogo, o Tricolor não apresentou evolução em relação aos últimos jogos e ‘queimou’ diversas jogadas com lançamentos e passes displicentes. 

Aos 25 minutos, um lance que poderia ser determinante na partida. Em chegada dura, Klenisson, que já havia recebido um cartão amarelo, acertou cotovelada em Leonan. Sangrando, o lateral esquerdo do Santa Cruz deixou o campo e deu lugar para Eduardo. O autor da falta, por outro lado, sequer foi advertido.
 
No final de jogo, com nove minutos adiconais assinalados pelo juiz, o desespero tomou conta das duas equipes. De um lado, os mandantes esboçaram três boas oportunidades de gol e levaram perigo à meta defendida por Jordan.
 
Do outro, o Santa Cruz quase abriu o placar em cabeçada de Pipico, que havia entrado no lugar do estreante Lucas Rodrigues. A alta atividade nos últimos instantes de partida repercutiu no gol solitário da partida. Afinal, aos 54 minutos, Lucas Campos recebeu boa enfiada de bola, aproveitou a indecisão de Jordan e garantiu a vitória piauiense.
  
FICHA DO JOGO

ALTOS

Fábio; Gean, Mimica (Wesley), Lucas Souza, Tiaguinho; Ray, Netinho, Juninho Arcanjo; Klenisson (Róger Gaúcho), Manoel (Glaucio) e Betinho (Lucas Campos). Técnico: Marcelo Villar

SANTA CRUZ

Jordan; Weriton, Victor Oliveira, Rafael Castro e Leonan (Eduardo); Maycon Lucas, Augusto César (Rondinelly)  e Vitinho; Levi (Léo Gaúcho), Lucas Batatinha (Quiñonez) e Lucas Rodrigues (Pipico). Técnico: Roberto Fernandes 

Local: estádio Albertão, em Teresina, Piauí
Horário: 17h
Árbitro: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão (GO)
Assistentes: Márcio Soares Maciel e Adriano Eterno de Jesus Mendes (ambos de GO)
Gols:
Cartões Amarelos: Vitinho e Maycon Lucas (Santa Cruz); Tiaguinho, Ray, Juninho Arcanjo e Klenisson (Altos)




Tags: santa cruz serie c campeonato brasileiro altos