Esportes DP

SANTA CRUZ

Veja os cenários do Santa Cruz a partir do 'ponto de corte' das últimas edições da Série C

Com um terço da Série C disputado, Tricolor vive situação delicada na tabela; confira as pontuações mínimas das lutas por G4 ou Z4

postado em 05/07/2021 10:04 / atualizado em 05/07/2021 11:52

<i>(Foto: Paulo Paiva/DP Foto)</i>
Sem nem uma vitória sequer na Série C, o cenário do Santa Cruz é desesperador. Até o momento, o Tricolor possui aproveitamento de apenas 16% dos pontos disputados. Nas seis rodadas do certame, acumulou três empates e três derrotas. Sem tempo para perder, até porque já se passou um terço da primeira fase, o momento exige uma célere mudança. 

Projetando possíveis desfechos, o EsportesDP levantou o ‘ponto de corte’ das últimas edições da Terceira Divisão, seja para chances de classificação à próxima fase ou para se livrar do rebaixamento. O recorte remonta às edições de 2012 até 2020. Na análise, levou-se em consideração as pontuações obtidas em um dos grupos, ou seja, o mínimo que uma equipe conseguiu para alcançar os respectivos resultados dentro do torneio, independentemente de ser Grupo A ou B.

Para passar à fase posterior, o máximo de pontos que uma equipe precisou conquistar foi 29, o que aconteceu nos anos de 2020 e 2015. Por outro lado, o mínimo beirou os 24 pontos, mas isso só ocorreu uma única vez, em 2012, justamente quando teve início o atual formato. A média gira em torno de 26 pontos, mas depende, claro, da competitividade de cada ano. 

Já para se safar do descenso, a pontuação máxima de uma equipe rebaixada foi de 19 pontos, fenômeno que se repetiu por três vezes. Em contrapartida, também em três anos, o último time rebaixado somou míseros 13 pontos. Para não sofrer riscos, 20 pontos é o suficiente para afastar as chances de queda. 

Com base nisso, o Santa Cruz, hoje com três pontos, precisa aumentar exponencialmente o desempenho dentro de campo. Se ainda há o anseio de se chegar ao quadrangular do acesso, o Tricolor terá que ter, hipoteticamente, oito vitórias nos 12 jogos restantes. Assim, saltaria para 27 pontos e brigaria por uma vaga no G4. 

Para evitar toda e qualquer possibilidade de queda, a matemática é simples: 17 pontos. Seja com cinco vitórias e dois empates ou com seis triunfos, o certo é que, até o momento, não houve nenhuma equipe com 20 pontos rebaixada à Série D. 

Tags: Terceira Divisão Série C Santa Cruz tricolor