Esportes DP

SANTA CRUZ

Floresta não vence e permanência do Santa Cruz na Série C entra na cota do milagre

Faltando duas rodadas para o fim da primeira fase, a distância entre o Santa Cruz e o Floresta, primeiro time fora do Z2, é de seis pontos

postado em 12/09/2021 12:58 / atualizado em 12/09/2021 17:21

<i>(Foto: Rafael Vieira/Esp. DP Foto)</i>
O Santa Cruz ainda não está rebaixado para a Série D. Pelo menos matematicamente. O empate em 0 a 0 entre Tombense e Floresta, neste domingo, na cidade de Tombos, garantiu mais uma rodada de sobrevivência para os pernambucanos na Série C. Mas depois da derrota por 1 a 0 contra o Altos dentro do Arruda, no sábado, a missão dos tricolores para evitar a queda é praticamente impossível. Na lanterna do Grupo A com 11 pontos, o time coral vai precisar de um milagre para permanecer na Terceira Divisão.

Faltando apenas duas rodadas para o fim da primeira fase, a distância entre o Santa Cruz e o Floresta, primeira equipe fora da zona de rebaixamento, é de seis pontos. Ou seja, para conseguir evitar o rebaixamento para a Série D, o Tricolor precisa vencer os últimos dois jogos e torcer para o time cearense perder as partidas que restam. Além disso, o Jacuipense, nono colocado, pode, no máximo, empatar os dois últimos confrontos.

Caso essa combinação de resultado aconteça, as equipes ficam empatadas com 17 pontos e a permanência na Série C passaria a ser decidida nos critérios de desempate. E no quesito vitórias, o Santa Cruz levaria a melhor em relação aos dois rivais. Vencendo os dois jogos restantes, o Tricolor chega a quatro vitórias na competição, uma a mais do que o Floresta e duas a mais do que o Jacuipense. Dessa maneira, os pernambucanos conseguem escapar do rebaixamento.

Mas o desafio é tão complicado que o Santa Cruz pode ser rebaixado para a Série D sem ao menos entrar em campo. Isso porque o Floresta, principal concorrente na briga, vai abrir a 17ª rodada no próximo sábado e se fizer ao menos um ponto decreta matematicamente o rebaixamento da Cobra Coral, que só joga no dia seguinte. Já no domingo, além do duelo do Tricolor, o Jacuipense fecha a rodada e em caso de vitória, também elimina as chances dos pernambucanos.
 
Nas últimas duas rodadas da primeira fase, o Santa Cruz enfrenta o Tombense fora de casa e encerra a participação na Série C diante do Botafogo-PB, no Arruda. Já o Floresta recebe o Volta Redonda e sai para jogar contra o Ferroviário. Por último, o Jacuipense enfrenta o Botafogo-PB fora de casa e joga contra o Altos como mandante. Depois da vitória contra os pernambucanos no sábado, o time piauiense evitou matematicamente o rebaixamento.

A combinação de resultados improváveis atesta a missão quase que impossível do Santa Cruz evitar o rebaixamento para a Série D. Tanto que depois da dolorosa derrota para o Altos, o técnico Roberto Fernandes adotou um discurso de queda. Admitindo erros, lamentando a campanha e deixando o futuro no clube em aberto.

Tags: Série D Série C Santa Cruz rebaixamento tombense floresta futebol