Esportes DP

SANTA CRUZ

Rebaixado para a Série D, Santa Cruz volta a disputar a última divisão depois de 11 anos

Em 2022, o Santa Cruz revive um de seus piores momentos e vai disputar a última divisão do futebol brasileiro pela quarta vez na história

postado em 18/09/2021 17:29 / atualizado em 18/09/2021 17:30

<i>(Foto: Rafael Vieira/Esp. DP Foto)</i>
A esperança de permanência na Série C acabou de vez. O Santa Cruz está matematicamente rebaixado e vai voltar a disputar a Série D depois de 11 anos. Lanterna do Grupo A com 11 pontos, o time comandado pelo técnico Roberto Fernandes demorou para reagir na competição e não conseguiu evitar mais um rebaixamento. Em 2022, o Tricolor revive um de seus piores momentos e vai disputar a última divisão do futebol brasileiro pela quarta vez na história.

O primeiro rebaixamento do Santa Cruz para a Série D aconteceu em 2008, ano em que a CBF confirmou a criação de mais uma divisão no futebol brasileiro. O Tricolor estreou na competição em 2009 e acabou sendo eliminado logo na primeira fase. No ano seguinte, a segunda participação do time pernambucano na Quarta Divisão também não foi positiva. A Cobra Coral até conseguiu se classificar no Grupo A4, mas foi eliminada na segunda fase para o Guarany de Sobral. 

Já em 2011, disputando a Série D pelo terceiro ano consecutivo, o Santa Cruz finalmente conseguiu se livrar da competição. Embalado pelo título do Campeonato Pernambucano sob o comando do técnico Zé Teodoro, o Tricolor fez uma campanha sólida, mas o acesso à Série C aconteceu de maneira dramática, depois de dois empates contra o Treze. Na semifinal, o time coral superou o Cuiabá, mas acabou ficando com o vice-campeonato ao perder os dois jogos da final para o Tupi.

O drama e o sofrimento de disputar a Série D por três temporadas consecutivas pareciam ter acabado com a ascensão do Santa Cruz para a elite do futebol brasileiro. Era o renascimento do clube. Mas depois de conquistar o acesso à Série A em 2015, o Tricolor acumulou dois rebaixamentos seguidos e voltou para a Terceira Divisão. E no quarto ano consecutivo disputando a competição, após o acesso bater na trave na última temporada, o Time do Povo é mais uma vez jogado ao fundo do poço.

Tags: Quarta Divisão %u201csanta cruz%u201d futebol %u201csérie c%u201d %u201csérie d%u201d rebaixamento queda retorno