Esportes DP

SANTA CRUZ

Desacostumado com a vantagem, Santa Cruz esteve apenas 12% do tempo à frente do placar na Série D

Foram 982 minutos jogados, sendo apenas 122 deles com a equipe no comando do marcador

postado em 24/06/2022 09:14 / atualizado em 24/06/2022 09:16

<i>(Foto: Romulo Chico/DP FOTO)</i>
Um time que mal consegue jogar à frente do placar. Esse é o retrato do Santa Cruz nesta Série D, o que interfere bastante sobre o desempenho do time na tabela de classificação do Grupo A4. Em levantamento feito pela reportagem do Esportes DP, considerando todos os minutos dos dez jogos até aqui, inclusive os acréscimos, o Tricolor esteve com o placar sob controle em apenas 12% do tempo. Ou seja, cerca de um em cada dez minutos de jogo.

Ao todo foram 982 minutos jogados, sendo apenas 122 deles com o Santa Cruz em vantagem. Os números, por si só, já desenham bem o tamanho do problema. No entanto, se a análise detalhar a história de cada rodada, o dado se torna ainda mais palpável. Por exemplo, das 10 partidas que jogou na competição nacional, o Tricolor saiu atrás do placar em sete delas. Diante de ASA, Atlético-BA, CSE, Sergipe e Jacuipense, inclusive, a equipe foi vazada antes dos primeiros 30 minutos. Metade dos jogos.

Somente contra os baianos Juazeirense e Jacuipense - na partida de ida - os corais custaram um pouco de tempo a levarem os gols, com os tentos acontecendo na segunda etapa das duas partidas. Nesse cenário, em entrevista coletiva, o zagueiro Alemão, um dos principais líderes do elenco e a referência defensiva, avaliou o 'peso' de precisar reverter o placar em meio às dificuldades impostas pela Série D. O defensor alertou para a necessidade de eliminar erros visando a sequência da disputa.

"A gente não pode mudar drasticamente, mas temos que corrigir algumas coisas. Principalmente em questão de sair atrás do resultado. Hoje, no futebol mundial, é muito difícil reverter resultados. Na Série D mesmo, pode ver que no jogo contra o Jacuipense o goleiro deles amarrou o jogo todo e fica um jogo mais difícil. Então o primeiro ponto é esse. Da gente não sair atrás do resultado. Se largar na frente, tem uma tranquilidade maior e grande chance de sair vitorioso", destacou.
 
Estatística solitária  

O Santa Cruz só conseguiu sair na frente do placar em apenas um jogo nesta Série D. Na oitava rodada, quando venceu o Sergipe no Arruda pelo placar de 1 a 0. Na oportunidade, o atacante Hugo Cabral marcou o gol que colocou a equipe no G4 pela primeira vez na temporada. Ali, os corais pareciam entrar, de vez, rumarem com destino à uma classificação sem tantos riscos. Mas, para além da importância do resultado, o triunfo também foi bastante comemorado por representar uma sequência invicta de dois jogos.   

Jogos em que saiu atrás do placar

ASA* (22), Juazeirense, Atlético-BA* (9), Jacuipense, CSE*, Sergipe* (2), Jacuipense* (20).

* tomou gol antes dos primeiros 30 minutos

Quanto tempo atrás do placar

Lagarto 0 x 0 Santa Cruz
Empatando 95 minutos

Santa Cruz 1 x 2 ASA
Empatando 31 minutos
Perdendo 69 minutos

Juazeirense 1 x 0 Santa Cruz
Empatando 98 minutos
Perdendo 3 minutos

Santa Cruz 3 x 2 Atlético-BA
Ganhando 45 minutos
Empatando 16 minutos
Perdendo 33 minutos

Jacuipense 2 x 0 Santa Cruz
Empatando 57 minutos
Perdendo 43 minutos

Santa Cruz 2 x 1 CSE
Ganhando 20 minutos
Empatando 16 minutos
Perdendo 63 minutos

Sergipe 1 x 1 Santa Cruz
Empatando 5 minutos
Perdendo 96 minutos

Santa Cruz 1 x 0 Sergipe
Ganhando 57 minutos
Empatando 42 minutos

CSE 0 x 0 Santa Cruz
Empatando 96 minutos

Santa Cruz 0 x 2 Jacuipense
Empatando 20 minutos
Perdendo 77 minutos

Total
982 minutos jogados
122 minutos ganhando (12,4%)
476 minutos empatando (48,5%)
384 minutos perdendo (39,1%)