Esportes DP

SPORT

Após derrota, Sport se complica na luta contra rebaixamento e fica com mais de 35% de chance de cair

Esportes DP consultou sites especializados em estatísticas do futebol para analisar as chances do Leão e de seus concorrentes na Série A

postado em 22/01/2021 11:43 / atualizado em 22/01/2021 12:29

<i>(Foto: Anderson Stevens/Sport )</i>
Derrotado pelo Corinthians, o Sport não soma pontos no Brasileirão da Série A há três rodadas e mesmo assim, ainda não entrou no Z4. Piorando a situação, o Bahia e Fortaleza, que também disputam a permanência na elite do futebol brasileiro, venceram seus jogos na 31ª rodada e complicaram ainda mais a vida do Leão na luta contra o rebaixamento. Ciente disso, o Esportes DP consultou três sites especializados em estatísticas do futebol, para analisar as probabilidades do Sport referentes ao rebaixamento e a remota chance de se classificar para a Sul-Americana.

Os sites analisados foram o Infobola, o Chance de gol e a página do departamento de matemática da UFMG. Com dificuldade no returno da competição, o Leão teve apenas oito pontos somados dos 36 disputados, e por isso, a equipe rubro-negra viu sua chance de conquistar a vaga na Sul-Americana diminuir e a de cair para a Série B aumentar. Além disso, o Leão continua com os mesmos 32 pontos conquistados na 28ª rodada, porém agora, empatado com o Vasco e Bahia. Vencendo no critério de desempate a equipe carioca, mas perdendo para o time de Salvador, o que deixa o Sport na 16ª colocação. 

Se tratando do principal foco do Leão, todos os três sites analisados, deram mais de 35% de chance de o Sport cair para a Série B. O Infobola é o mais otimista, aponta a equipe rubro-negra com 36%. A estatística é parecida com a traçada pela UFMG, de 37%. Já o Chance de gol, é o site com os piores números para a equipe comandada por Jair Ventura, apontam 47% de probabilidade de ser rebaixado para a Segunda Divisão.

Olhando além da briga pelo rebaixamento, o Sport pode tentar alcançar uma vaga para a Sul-Americana, mas os números são desanimadores. De acordo a estatística traçada pela UFMG, o Leão tem 3% de probabilidade. Se tratando do Chance de gol, o número é ainda pior, o site aponta apenas 0,4% para a equipe rubro-negra conseguir alcançar uma vaga na competição continental. Por último, o Infobola não tem dados dessa estatísitca. 
 
<i>(Foto: Arte/Esportes DP)</i>
 

Tags: zona de rebaixamento serie a chance de gol serie z4 futebol nacional brasileiro bahia vasco infobola ufmg estatisticas probabilidade sport