Esportes DP

BRASILEIRÃO

Com derrota do Vasco para o Coritiba, confira situação dos adversários diretos do Sport na luta contra o Z4

Do Goiás ao Atlético-Go, todos times da parte de baixo da tabela lutam contra a ameaça da zona de rebaixamento à Série B do Brasileiro

postado em 17/01/2021 11:00 / atualizado em 17/01/2021 00:23

<i>(Foto: Montagem)</i>
Para alívio do torcedor rubro-negro, logo após a derrota do Sport diante do Fluminense, no Estádio Nilton Santos, neste sábado, o Vasco, 15º colocado, perdeu para o Coritiba pelo placar mínimo e embolou a luta na parte de baixo da tabela da Série A do Campeonato Brasileiro. Para a resolução da 30ª rodada da competição, entre os times que lutam contra o Z4, restam as partidas de Fortaleza, Bahia, Goiás, Bragantino e Atlético-GO.

De acordo com o site do departamento de matemática da UFMG, Botafogo e Coritiba estão virtualmente rebaixados à Série B 2021, mas entre o antepenúltimo, Goiás, e o 14º colocado do torneio, Sport, há possibilidades consideráveis de despromoção à Segundona. Tendo em vista esse aspecto e os embates dos rivais do Leão, a reportagem do Diario de Pernambuco levantou números, retrospecto e o momento de cada time e fez um ‘raio-x’ das partidas que movimentam este domingo. 

GOIÁS X FLAMENGO

A seis pontos do Fortaleza, 16º colocado, o Goiás recebe o Flamengo, nesta segunda-feira, às 20h, no Serra Dourada, precisando, mais do que todos os rivais na luta contra o Z4, pela vitória. Caso perca a partida para o time comandado por Rogério Ceni, o caminho para participar da Série B 2021 estará praticamente pavimentado. Ao seu favor, o técnico Augusto César conta com o mal desempenho do clube carioca diante de equipes ameaçadas pelo rebaixamento: vem de empate contra o Fortaleza e duas vitórias suadas ante Botafogo e Bahia. Apesar da situação desconfortável na tabela, possui 46% de aproveitamento nas últimas 10 partidas - vale comparar ao do Sport, 23%.

FORTALEZA X INTERNACIONAL

Primeiro time fora do Z4, o Fortaleza encara, às 20h30, no Beira Rio, o vice-líder do Campeonato Brasileiro. Somando cinco vitórias nos últimos cinco jogos, o time comandado por Abel Braga receberá um conturbado Tricolor do Pici, que, por outro lado, não vence há sete jogos e convive com o iminente rebaixamento. Com o recém-chegado Enderson Moreira realizando sua segunda partida à beira do gramado pelo Leão, o Fortaleza entra pressionado pelo resultado positivo, afinal, o 17 colocado, Bahia teve sua partida diante do Corinthians atrasada para daqui duas semanas.

BAHIA X CORINTHIANS

O confronto entre baianos e paulistas foi adiado pela CBF para o dia 28 de janeiro. Por conta disso, o Tricolor Soteropolitano terá 10 dias de descanso entre a sua última partida, empate com o Atlético-GO e o jogo contra o Athletico-PR, pela 31ª rodada. O que importa é que o Bahia não vence há oito jogos pelo Brasileirão e vive momento delicado. Tendo demitido Mano Menezes após o jogo de sete gols diante do Flamengo e prontamente anunciado Dado Cavalcanti, o time de Salvador ocupa a primeira posição do Z4 e trava batalha particular com o seu rival nordestino Fortaleza: além da luta contra a degola, disputam para ver quem vive pior momento na Série A, o tricolor cearense não vence há sete, baiano oito.

RB BRAGANTINO X CEARÁ E ATLÉTICO-GO X ATLÉTICO-MG

Mais tranquilos na tabela, RB Bragantino e Atlético-GO entram em campo neste domingo, às 20h30 e 18h15 respectivamente. Fora de casa, o time de Bragança Paulista encara um embalado Ceará, que embora venha de grande resultado diante do Flamengo, não vence em seu mando de campo há cinco jogos. Já o Dragão Goiano encara, também fora de casa, o seu ‘xará’ mineiro, melhor mandante do Brasileirão. 

Tags: sportpe adversarios z4 brasileirao vascorj coritibapr goiasgo bahiaba fortalezace