Esportes DP

SPORT

Rodada da Série A não ajuda e Sport dorme na zona de rebaixamento

Com vitória do Vasco diante do Atlético-MG, Leão entrará em campo diante do Bahia no Z4

postado em 23/01/2021 22:29

<i>(Foto: Jorge Rodrigues/AGIF)</i>
O confronto entre Sport e Bahia, neste domingo, às 18h15, na Ilha do Retiro, ganhou ares ainda maiores de decisão após a combinação de resultados na noite deste sábado. Com um jogo a menos que o clube pernambucano, o Vasco começou a partida diante do postulante ao título, Atlético-MG, amargando a primeira posição no Z4. Mas, com gols de Yago Pikachu e Germán Cano, superou com facilidade os mineiros e dormirá a três pontos da zona de degola - assim, empurrando o Leão à 17ª colocação, após 23 partidas deste Brasileirão.

Além do embate de São Januário, outro rival do Rubro-negro na luta contra o descenso obteve bom resultado contra uma equipe da parte de cima da tabela. Abrindo a 32ª rodada, o vice-líder São Paulo empatou com o Coritiba, 18º, e viu as chances de título do Brasileirão diminuírem ainda mais. Pelo lado dos paranaenses, o ponto conquistado no Morumbi serviu para manter a chama da luta contra a despromoção à Segundona acesa - por mais que o time esteja a cinco pontos do Bahia, atual 16º colocado, o Coxa vem de quatro jogos sem derrotas e ainda crê nas possibilidades de conseguir a manutenção de divisão.

Com a combinação dos placares, a luta na parte de baixo da tabela contra o rebaixamento se tornou ainda mais disputada. Agora, cinco pontos separam o Cruzmaltino, 14º, do Leão, 17º. Tendo em vista o cenário, o confronto deste domingo entre Sport e Bahia ganha ares ainda maiores de decisão. Considerado por Jair Ventura como ‘final de Copa do Mundo’, se os pernambucanos terminarem a partida com os três pontos, vão à 15º e deixam os baianos afundados na zona de desconforto, a uma vitória do Fortaleza.

Vale lembrar que o Bahia possui um jogo a menos que os rivais na peleja contra o Z4 - e que ainda restam oito jogos para o fim do Brasileirão. De acordo com o departamento de estatísticas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 42 pontos conquistados as chances de rebaixamento são de apenas 12%. Considerando esse cenário, o Sport precisa conquistar pouco menos da metade dos pontos disputados para alcançar a sonhada manutenção de divisão.
 
Confira a tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro 

Tags: bahiaba atleticomg z4 coritiba brasileirao vascorj sportpe