Esportes DP

SPORT

Por onde andam os jogadores que saíram do Sport nesta temporada? Confira levantamento

Entre os atletas, há jogadores que estão em clubes da Série D até da Bulgária; uns deixaram saudades, outros o torcedor sequer recorda

postado em 23/01/2021 19:00 / atualizado em 23/01/2021 20:36

<i>(Foto: Heber Gomes/ACG; ASCOM/Dourado; Letícia Martins/ECV)</i>
O fim da atípica temporada de 2020 vem sendo de mais idas do que vindas de jogadores pelas bandas da Ilha do Retiro. Com as saídas dos argentinos Lucas Mugni e Jonatán Gomez, o enxuto elenco do Sport ficou ainda mais encolhido e, assim, aumentou as dores de cabeça de Jair Ventura. O treinador, inclusive, vem reclamando sistematicamente da falta de opções no setor criativo da equipe, que não balança as redes adversárias há três partidas e possui o pior ataque da Série A do Campeonato Brasileiro. 

Restando pouco mais de um mês ao fim do Brasileirão, a reportagem do Diario de Pernambuco realizou um levantamento do momento dos jogadores que saíram do Sport, mas entraram em campo vestindo rubro-negro nesta temporada. Entre os ex-atletas que passaram em 2020 pela Ilha do Retiro, há jogadores que atuam da Quarta Divisão do futebol brasileiro à Primeirona do Campeonato Búlgaro. Da Europa ao Oriente Médio, jogadores que possuem o carinho do torcedor rubro-negro, como Rithely, e outros que não deixaram saudades nem ao mais saudoso fanático leonino, como Juninho. 
 
Na lista, consideramos apenas os jogadores que entraram em campo vestindo rubro-negro em 2020 - sem contar Jonatán Gomez e Lucas Mugni, que ainda estão sem clube. Assim, confira análise do momento e estatísticas dos 14 nomes, além dos gringos, que jogaram ao menos uma partida nesta temporada, mas acabaram saindo do Sport, em seus novos times. 


Rithely
Tendo realizado apenas dois jogos vestindo as cores do Sport em 2020, Rithely foi contratado em novembro pelo Atlético/GO. Regularizado na semana do anúncio pelo Dragão, o volante que tem mais de 350 jogos pelo Leão da Ilha estreou pelo clube goiano nos minutos finais na vitória por 1 a 0 diante de seu antigo time, na Ilha do Retiro. Desde então, vem sofrendo com idas e vindas ao departamento médico do Atlético e fez sua última partida há pouco mais de um mês, no clássico diante do Goiás. Para a partida diante do Botafogo, não foi relacionado, pois se recupera de lesão muscular. 


Philip 
Contratado pelo Sport após ter marcado o gol que ajudou o Afogados da Ingazeira a eliminar o gigante Atlético/MG da Copa do Brasil, Philip pouco foi aproveitado na Ilha do Retiro. Atualmente, Philip Soares joga no Manaus FC, da Série C. Pelo Gavião do Norte, desde que foi anunciado, na primeira quinzena de novembro, o atleta de 29 anos entrou em campo quatro vezes e ajudou o clube manauara a derrotar o Santa Cruz na primeira fase. Sua última partida foi pela Copa Verde, já em 2021, contra o Ji-Paraná, onde entrou no segundo tempo e viu seu time golear o adversário por 5 a 0.
 
 
Ronaldo
Natural de São Bernardo do Campo, o atacante Ronaldo foi anunciado pelo Avaí em outubro. Com a camisa do Leão Catarinense, o jogador de 29 anos atuou dezessete vezes, sendo sete como titular, e não marcou um gol sequer. Alternando entre titularidade e banco de reservas, Ronaldo não entrou em campo durante a última partida do Avaí, diante do Juventude.
 
 
Élton
O experiente atacante de 29 anos Élton assinou a rescisão contratual com o Sport em setembro e, logo em seguida, foi anunciado pelo Cuiabá, então líder da Série B. Pelo clube mato-grossense, o jogador de 35 anos entrou em campo 22 vezes, sendo 17 entre os 11 iniciais, e marcou nove gols: média de 0,4 por partida. Vale ressaltar que, embora venha entrando em campo como titular, o treinador Allan Rodrigo Aal costuma sacá-lo do gramado no segundo tempo.
 
 
Juninho
Sem espaço no futebol brasileiro, o jovem atacante Juninho arrumou suas malas para a Bulgária em setembro e assinou com o clube Arda Kardzhali, da Primeira Divisão do Campeonato Búlgaro. Acumulando problemas fora de campo, o piauiense tem passagens por Ceará e Guarani. No leste europeu, o atleta atuou em cinco partidas e marcou um gol, no confronto diante o Ludogrets Razgrad, que terminou empatado em 2 a 2.
 
 
Willian Farias
Outro ex-Sport que atua no exterior é o volante Willian Farias. Em quase um ano na Ilha do Retiro, o atleta chegou a viver bons momentos pela equipe rubro-negra e carregar a faixa de capitão. Anunciado em setembro pelo Hatta Club, dos Emirados Árabes Unidos, o jogador de 31 anos, apesar de jogar constantemente, vive má fase: o Hatta Club é o lanterna da UAE Pro League e, desde que o brasileiro foi contratado, coleciona um saldo de menos 18 gols.
 
 
 
Pablo Pardal
Em junho, o Sport acertou o empréstimo do jovem meia Pablo Pardal ao Cascavel/PR. A equipe paranaense compete na Série D do Brasileirão e, por lá, o cria da base leonina atuou em 14 jogos e marcou um gol.
 
 
Rafael Luiz
Outro prata-da-casa que não fará parte dos planos do Sport em 2020 é o lateral-direito Rafael Luiz. Com os direitos negociados à Ferroviária, de São Paulo, o atleta de 18 anos está emprestado ao Cruzeiro. Pelo clube mineiro, o jovem jogador vem sendo bem aproveitado: atuou em 12 partidas, sendo cinco como titular - apesar de ter atuado em apenas um jogo desde o empate diante do Náutico, em outubro.
 
 
Jean Patrick
Contratado pelo Sport para a temporada 2020, Jean Patrick não correspondeu em campo. Dispensado por Milton Bivar em junho, o jogador de 28 anos atualmente está no Cuiabá/MT. Pelo Douradão, o atleta não desempenha o seu melhor futebol e luta por uma vaga na titularidade do terceiro colocado da Série B. Em 13 jogos pelo clube mato-grossense, o meia começou somente três partidas entre os 11 iniciais. Nos quase seis meses vestindo as cores do Cuiabá, Jean Patrick ainda não foi efetivo em balançar as redes e pratica um futebol inconstante - com mais baixos do que altos. Para piorar a situação, o atleta não faz parte dos planos do treinador Alan Aal e foi autuado por porte ilegal de arma neste início de 2021.
 
 
Cleberson
Outro jogador contratado em 2019 pelo Sport e teve seu contrato interrompido em 2020 é Cleberson. O zagueiro de 28 anos foi anunciado em agosto pelo CSA e é um dos pilares da linha defensiva titular do clube alagoano. Pelo Azulão, Cleberson atuou em 24 jogos, sendo 20 enquanto titular, marcou um gol e é peça importante do time na luta pela promoção à Série A.
 
 
Yan Santos
Aproveitado pelo Sport na campanha da Série B de 2019, Yan Santos estava emprestado ao Rubro-negro pelo Palmeiras. O clube paulista ainda detém os direitos do atleta, mas pediu o retorno do jogador de 22 anos para negociá-lo com o Moreirense, de Portugal. Pelo clube português, o jovem atleta atuou por pouco mais de 600 minutos, divididos em 10 partidas: nos últimos cinco jogos, foi titular em quatro - embora não tenha jogado os 90 minutos em nenhum.
 
 
Éder
Contratado pelo Sport em maio de 2019, o defensor Éder deixou o Leão rumo ao Atlético/GO. Pelo clube goiano, o jogador de 25 anos tinha o status de titular absoluto até se lesionar na partida contra o Coritiba, no dia 31 de outubro - tendo retornado apenas no fim de novembro. Em 27 jogos, sendo todos como titular, o camisa 4 do Dragão vive seu melhor momento da carreira.
 
Ewandro
Cedido em janeiro via empréstimo pela Udinese-ITA, Ewandro disputou 11 partidas com a camisa do Sport e marcou um gol. Com o início do Brasileirão, o atacante de 24 anos perdeu espaço no Leão e logo foi transferido para o Vitória. Na Série B deste ano, o jovem atleta entrou em campo 15 vezes, com uma média de 45 minutos por partida, e balançou as redes uma vez. O ex-Sport sofreu uma lesão em outubro que o tirou dos gramados por dois meses. Recuperado, o atacante vem alternando entre a titularidade e o banco de reservas: nos últimos 10 jogos, entrou em campo entre os 11 iniciais em quatro.
 
 
Vicente
Vicente, lateral de 24 anos, fez apenas três partidas vestindo vermelho e preto. Emprestado pela Jacuipense/BA, em fevereiro o atleta rescindiu contrato com o Leão e voltou à Bahia. Pelo Leão Grená, participou de 15 partidas, totalizando cerca de 1147 minutos. Titular absoluto, Vicente atuou em 11 das últimas 12 partidas do clube baiano, mas não foi o suficiente para levá-lo à fase final.

Tags: sportpe saidas brasileirao contratacoes mercadobola mercado contratar