Esportes DP

SPORT

Sport tem o pior desempenho entre os visitantes da Série A do Campeonato Brasileiro

Ao lado de Goiás e Bahia, adversários diretos na luta contra o Z4, o Leão conquistou apenas 22% dos pontos disputados neste Brasileirão 2020

postado em 18/01/2021 09:35 / atualizado em 18/01/2021 09:59

<i>(Foto: Mailson Santana/FFC)</i>
Num ano atípico, onde, por conta da pandemia da Covid-19, os torcedores não ocupam as arquibancadas Brasil afora, o fator 'mando de campo' no Campeonato Brasileiro, naturalmente, não deveria ter a mesma força das edições anteriores: no ano passado, por exemplo, somente um quarto dos visitantes venceram. Em perspectiva geral, apesar de pouco significativo, houve um aumento no número de equipes que obtiveram resultados positivos jogando longe de suas sedes, 28%. Eelas bandas do Sport, no entanto, atuar longe da Ilha do Retiro vem sendo tarefa árdua - e sair com a vitória está sendo quase impossível.

Em 15 partidas realizadas fora do Recife, o Leão venceu apenas duas - quando superou Grêmio, em Porto Alegre, e Bahia, em Salvador. Além disso, foram quatro empates e nove derrotas: aproveitamento de 22%. E, embora tenha saldo de gols maior que o do Bahia, possui o pior ataque no recorte: apenas nove tentos, ou 0,6 gols/partida. O jejum do Sport fora de casa perdura há oito jogos. A última vitória do Rubro-negro foi diante do Bahia, em outubro, quando abriu dois gols de vantagem e viu o rendimento do adversário crescer na segunda etapa e balançar as redes duas vezes: na segunda, anulada pelo VAR.

A derrota deste sábado diante do Fluminense, no Nilton Santos, Rio de Janeiro, foi o primeiro compromisso do time que, ainda nesta semana, encara o Corinthians na Neo Química Arena. O time de São Paulo não perde há três jogos em seus domínios, mas possui apenas a 10ª melhor campanha entre os mandantes da competição. Sobre a sequência que está por vir e os quatro jogos fora de casa restantes, Jair Ventura avaliou o cenário do Rubro-negro.

“Acredito que estamos fazendo boas partidas, é a sexta que fizemos um bom jogo. Sabemos que precisamos do resultado, afinal trabalhamos com performance e resultado aliados. Fomos melhores no primeiro tempo, entramos ligados na partida, conseguimos neutralizar as ações do adversário e, até a expulsão, tínhamos o controle do jogo”, avaliou.

Tags: ilha do retiro serie a sportpe visitantes i brasileirao