Leão perdeu terceira partida na temporada diante do Bahia (Foto: Vitor Tamar/EC Bahia)
Com a goleada sofrida diante do Bahia, no último sábado, em Pituaçu, o Sport chegou ao seu quarto jogo pela Copa do Nordeste 2021 com apenas dois pontos conquistados. Com dois empates contra Sampaio Corrêa e 4 de julho e derrotas diante do CRB e do Bahia, o Leão igualou sua pior campanha desde a retomada do certame regional, em 2014, quando também não conquistou vitórias nos primeiros jogos.
Se a quantidade de pontos é igual, o prejuízo no saldo de gols é muito maior em 2021. Em 2014, nesta altura da competição, o Leão contava com saldo negativo de dois. Hoje, o Sport possui menos seis de saldo e ainda conta com pior ataque do grupo B, com dois gols marcados, e a pior defesa geral da competição, com oito gols sofridos.
A recuperação do time em 2014 passou pela troca de técnicos, quando demitido, Geninho deu o lugar a Eduardo Baptista, que venceu o torneio após ser efetivo pela diretoria. O treinador ainda venceu o Pernambucano do mesmo ano e fez boa campanha para a manutenção da equipe na Série A.
Para o Sport, a esperança é o encaixe das peças que tiveram seus contratos renovados, além dos quatro reforços. Se nos três primeiros jogos, o Leão atuou com uma base muito jovem, que conquistou dois pontos, com os titulares, o Sport foi goleado pelo Bahia na reestreia de suas peças. Vale lembrar que boa parte dos nomes que estiveram na campanha da Série A estavam sem jogar há quase um mês. Assim, somando regional e estadual, o Leão está sem vencer há sete partidas.
O cenário atual se torna ainda mais dramático quando se analisa a classificação do Grupo B. Cinco pontos atrás do Vitória, quarto colocado e último time que avançaria para às quartas de final, o Leão tem, de acordo com o site Chance de gol, apenas 3,8% de chances de chegar na próxima fase do torneio. O próximo compromisso leonino será na terça-feira, às 19h, na Ilha do Retiro, diante do Confiança.
Os últimos três adversários leoninos na primeira fase são o Santa Cruz e Treze, fora, e o Ceará em casa. As partidas acontecem nos três próximos sábados. Para alcançar os 14 pontos, limiar apontado pelo site de estatísticas como 97% de probabilidades para se classificar, o Leão precisa vencer todos os seus jogos restantes