Esportes DP

SPORT

Dívidas, cisão política e dever cumprido: veja, na íntegra, a carta de renúncia do presidente do Sport

Mandatário disse que 'deixa o clube mil vezes melhor do que encontrou'

postado em 14/06/2021 23:02 / atualizado em 14/06/2021 23:06

<i>(Foto: Peu Ricardo/DP Foto)</i>
Pouco tempo depois de ser reeleito, o presidente do Sport, Milton Bivar, comunicou que renunciará ao cargo. Na noite desta segunda-feira, em carta de renúncia enviada à Rádio Jornal e obtida pela reportagem do Diario de Pernambuco, o mandatário rubro-negro detalhou toda a trajetória política que permeou a sua gestão nos últimos dois anos. 

Citando o caos financeiro, a cisão política e esbanjando o sentimento de dever cumprido, Bivar frisou que ‘deixa o clube mil vezes melhor do que encontrou’. Em rápido contato com a equipe do Diario, o até então presidente confirmou que a oficialização do seu afastamento será nesta terça-feira. Pela frente, segundo o estatuto, o Sport terá que passar por novas eleições, haja vista que o atual ocupante do cargo de presidente não ocupou a cadeira até a metade do mandato. 

Veja, na íntegra, a carta de renúncia de Milton Bivar

Eleito que fui em 2018, com a missão de sanear o clube após a passagem de um tsunami administrativo que abalou o Sport em todos os setores, em especial o financeiro, me deparei com um estado de pré-falência! Estávamos na Série B com um elenco reduzido, patrimônio entregue às baratas, vários atletas em condição de vulnerabilidade contratual, inclusive os da base, podendo sair a qualquer momento (o que de fato aconteceu com vários), um mar de dívidas de curto prazo, sem credibilidade alguma junto aos clubes e agentes do país inteiro, contratos absurdos feitos com vários jogadores, tais como Rithely, Ronaldo Alves, Rogério e tantos outros. Quatro meses de salários atrasados dos funcionários e atletas. 

Iniciamos uma missão hercúlea de sanearmos o clube. A princípio, tomamos como meta a volta à Série A, elite do futebol brasileiro, onde teríamos como auferir maiores receitas. Conseguimos!... fomos vice-campeões brasileiro, voltando para a Série A. 

Já na Série A, tomamos como meta a nossa permanência, mas com muito cuidado com nossas receitas, para que pudéssemos também pagar uma infinidade de dívidas. Conseguimos… Mais uma vez, pagamos mais de cinquenta milhões de reais de dívidas, tais como a Globo, Sporting de Lisboa, CNRD, 12ª vara… Tudo isso mesmo com a chegada da pandemia, que nos causou enormes prejuízos. 

Tudo isso me faz lembrar de 2007, 2008, quando conseguimos vários títulos, como a Copa do Brasil, maior crescimento patrimonial da nossa história recente, o que nos deu condições para a aquisição do nosso centro de treinamento e muitas outras ações. 

No campo administrativo, conseguimos zerar praticamente todo nosso passivo trabalhista, sem que tivesse durante nossa gestão uma única ação trabalhista. É importante frisar que nunca fizemos adiantamento algum durante nossas gestões, em especial às cotas de televisionamento junto à Rede Globo. 

De repente, me deparo com problemas de ordem política, com o clube dividido, palanques não desarmados, com críticas diárias, faltando-se até com respeito em certas ocasiões, tudo isso atingindo todos os setores do clube, até mesmo nosso futebol. 

Estamos perdendo nossa identidade, nossa tradição de lutarmos incondicionalmente pelo crescimento do clube em detrimento de projetos pessoais. Confesso, humildemente, que, devido a vários motivos, dentre os quais, cuidar da minha saúde, pois não contava com essa volta da pandemia, que, agora, inclusive, veio de uma forma até mais agressiva. Mesmo assim, eu vinha me arriscando diariamente no exercício da presidência. Após se passarem dois anos e quatro meses, saio com o coração partido, com o sentimento que poderia ter feito mais, porém com a sensação do dever cumprido. 

Deixo o clube mil vezes melhor do que eu encontrei. Um elenco pronto, faltando alguns detalhes para fazermos um Brasileirão decente, uma base estruturada com todos os atletas amarrados com contratos, um patrimônio grande de jogadores promissores, como os que estão no profissional e nas demais categorias. 

Temos mais de 15 jogadores emprestados em parceria com grandes clubes do futebol brasileiro, com alguns já se destacando bastante, o que, com certeza, nos darão, em breve, retorno financeiro para que possamos continuidade nessa missão de recuperação do nosso clube e para que nosso legado não se perca no meio do caminho. 

Por fim, quero agradecer de coração a todos que participaram dessa missão. Funcionários, diretores, vice-presidentes e vários amigos que nem sequer tinham cargos. Tenham a certeza que sem o trabalho responsável, com a dedicação e amor que vocês têm pelo clube, jamais nossos objetivos seriam alcançados. 

Tags: Milton Bivar sport presidente renúncia