Esportes DP

SPORT

Momento financeiro do Sport abre passagem para os pratas da casa

Leão sofreu baixas no elenco e jovens da base podem ter mais oportunidades

postado em 29/07/2021 08:00 / atualizado em 29/07/2021 08:16

<i>(Foto: Divulgação/Sport)</i>
Vivendo situação bastante delicada em suas finanças, o Sport vem enfrentando um desmanche em seu elenco nos últimos meses. Alguns jogadores deixaram o clube por questões envolvendo atrasos nos pagamentos, outros foram liberados para procurar novos clubes devido ao alto valor de seus salários. O caso mais emblemático foi o do lateral Patric, veterano e antigo capitão do time, que buscou sua rescisão na esfera judicial por salários atrasados e já assinou com o América-MG para a sequência da Série A. O zagueiro Iago Maidana, outra peça importante do elenco, ainda negocia a sua permanência, podendo ser mais um a deixar o clube pelo mesmo motivo. 

Sem dinheiro em caixa, o clube não deve ir ao mercado atrás de grandes reforços, visto que apresenta um déficit mensal aproximado de R,5 milhão, segundo informou a diretoria. Esta condição inviabiliza gastos maiores com a contratação de novos atletas. As lacunas deixadas pela volumosa saída de jogadores e a falta de recurso para contratações tendem a fazer com que o Leão utilize mais jogadores oriundos das categorias de base.

Na última semana, por exemplo, o Sport solicitou a volta dos laterais Luciano Juba e Ewerthon, que estavam emprestados à Confiança-SE e CSA-AL respectivamente e o clube exerceu a cláusula contratual que permitia o pedido de retorno. Além deles, o Leão teve a devolução do zagueiro Pedrão, que também integrava o elenco do clube sergipano e será mais um a integrar o elenco leonino. Os três se somam aos 11 atletas da base que figuram entre os profissionais (conforme apresenta o site oficial do clube), com destaque para o goleiro Mailson, titular da equipe. O zagueiro Chico, o meia Gustavo e o atacante Mikael também são nomes frequentemente acionados pelo técnico Umberto Louzer. Este último chegou a ser titular da equipe no começo da temporada, mas acabou perdendo a vaga no time principal após a chegada de André. 

Diante deste complicado cenário, cabe a Louzer montar a equipe com as peças que dispõe atualmente e tentar extrair dela o máximo possível para que o Sport consiga se distanciar da zona de rebaixamento da série A. Atualmente, o Leão ocupa a 16ª posição na tabela de classificação, com 11 pontos somados em 14 partidas, mesma quantidade de pontos do São Paulo, primeiro clube do Z-4. 

Tags: prata da casa categorias de base serie a campeonato brasileiro luciano juba sport leão ewerthon pedrão