Esportes DP

SPORT

"Departamento Jurídico do Grêmio já entende que o Sport não será punido", revela dirigente

Gaúchos lideram, ao lado de oito clubes, denúncia contra o Leão nos tribunais. Clube tricolor entende que dificilmente haverá perda de pontos

postado em 13/10/2021 12:05 / atualizado em 13/10/2021 12:38

<i>(Foto: Paulo Paiva/DP Foto)</i>
A ‘virada de chave’ do Sport na Série A do Campeonato Brasileiro parece acompanhar o desfecho do caso Pedro Henrique. Após a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) respaldar, em documento, o clube pernambucano, um dos nove clubes que entraram com a ação-denúncia no Superior Tribunal de Justiça Desportivo (STJD), Grêmio, já entende que o Leão não será punido com a perda de 17 pontos no certame nacional.

Assim revelou o vice-presidente jurídico do Sport, Rodrigo Guedes. “Ontem, tivemos a notícia que o vice-presidente Jurídico do Grêmio já entende que o Sport não perderá os pontos. Ele é o principal 'cabeça' da turma que nos denunciou. Com isso, iremos nos fortalecendo e tendo mais tranquilidade - não só o elenco mas também a torcida. Que, se perdermos, será em campo”, disse em depoimento ao programa Momento Esportivo, transmitido na Rádio Clube de Pernambuco, de segunda à sexta, às 11h.

Embora tenha o respaldo da organizadora da Série A do Campeonato Brasileiro, a CBF, o Sport ainda teme pela possibilidade de perder os pontos. Segundo Rodrigo Guedes, a chance só há em caso de politização da causa.

“A possibilidade (da perda de pontos) sempre existe. Mas é muito difícil que ocorra. Estamos com a CBF, que o diretor geral de competições, que regulamenta as competições, disse que não há irregularidade. Só se forem para o lado político e quiserem retomar aquela antiga e esdrúxula fase do futebol. Onde tudo se resolvia no tapetão. Mas o Sport não aceita e não irá parar de lutar pelo seu direito”.

“Como a CBF regulamenta a competição, o STJD sempre pede a informação da CBF para embasar todas as suas decisões”, completou o VP Jurídico do Leão. Além do Grêmio, entraram com a ação no STJD América-MG, Atlético-GO, Bahia, Ceará, Chapecoense, Cuiabá, Juventude e Santos. 

POSICIONAMENTO DA CBF

Em ofício enviado, nesta terça-feira (12), ao presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, a CBF entende que, de acordo com o Regulamento Específico do Campeonato Brasileiro (REC) só é considerado como atuação de um atleta o ato de iniciar a partida como titular ou entrar no decorrer do jogo. 

Antes de ser contratado pelo Sport, Pedro Henrique atuou em cinco jogos pelo Internacional e, em outras duas partidas, recebeu dois cartões amarelos no banco de reservas, sem entrar em campo.

No pronunciamento, a CBF ressalta que o Regulamento Específico prevalece sobre o Regulamento Geral, que considera os cartões amarelos recebidos pelo jogador no banco de reservas como jogo disputado. Essa divergência entre os regulamentos levou nove clubes da Série A a denunciarem o caso ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A Procuradoria ainda analisa o pedido e o Sport corre o risco de perder até 17 pontos no campeonato..

“Entendemos que, no caso específico objeto da presente consulta, em razão da prevalência do REC, deve ser considerada a atuação do atleta Pedro Henrique Alves Santana pelo Internacional em cinco partidas no Campeonato Brasileiro da Série A 2021. De modo que não há irregularidade em sua transferência ao Sport Club do Recife”, diz um trecho do ofício divulgado pela CBF.

Apesar do posicionamento favorável ao Sport, a própria CBF ressaltou que a nota não tem validade jurídica, já que a entidade não tem o poder de julgamento. A decisão final ficará a cargo da Procuradoria do STJD, que ainda não decidiu se vai levar o caso a julgamento ou arquivá-lo. Com a divulgação do comunicado, o departamento jurídico rubro-negro acredita que as chances de punição com a perda de pontos são mínimas. 

Tags: pedro henrique perda de pontos serie a sport gremio cbf punicao stjd