Esportes DP

SPORT

Nove clubes ingressam em ação contra o Sport no caso Pedro Henrique

Exposto desde setembro, a possível irregularidade foi denunciada ao STJD e será analisada pela Procuradoria

postado em 09/10/2021 15:59

<i>(Foto: Anderson Stevens/Sport)</i>
Na noite de ontem, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) recebeu uma petição assinada por nove clubes da Série A que solicita que o tribunal analise uma suposta irregularidade na escalação do zagueiro Pedro Henrique pelo Sport. O caso, explicitado pelo próprio clube no mês passado, ocasionou a demissão de todo o departamento de futebol. Na última quarta-feira, o presidente do Atlético-GO cobrou publicamente uma ação da CBF sobre a situação.

A ação foi realizada em conjunto por América-MG, Atlético-GO, Bahia, Ceará, Chapecoense, Cuiabá, Grêmio, Juventude e Santos, todos lutando na segunda parte da tabela. Desde a exposição da possível irregularidade, o atleta, que veio por empréstimo do Internacional, não vestiu mais a camisa do Leão na Série A. Pedro Henrique já havia atuado pelo Rubro-negro em quatro oportunidades e ficado no banco em uma. 

Agora, o pedido será avaliado para que seja decidido se a denúncia será aceita ou não para ser julgado pelo STJD. 

RELEMBRE O CASO

Em setembro, a notícia de que o Sport teria acionado Pedro Henrique de forma irregular veio à tona. O atleta, que estava no Inter, fez cinco partidas pelo clube gaúcho na Série A, porém, em duas ocasiões onde esteve no banco e não atuou, foi punido com o cartão amarelo. De acordo com o Regulamento Geral de Competições (RGC) da CBF, ele não poderia ter atuado por outro clube da Série A. 

Porém, o Regulamento Específico da Competição (REC), diz que o que caracteriza a atuação é o ato de entrar em campo, seja como titular ou no decorrer do jogo. A lei também diz que o REC  prevalece sobre o RGC em caso de conflito, ou seja, o jogador poderia sim ter atuado por qualquer outro clube da primeira divisão, neste caso, o Sport.

Tags: série A pedro henrique rubro-negro internacional brasileirão denúncia stjd leão sport