Esportes DP

SPORT

Solução caseira: Sport encontra na base o que por muito tempo procurou no mercado

Maílson, Ewerthon, Gustavo e Mikael são destaques no atual bom momento da equipe; Florentín promete olhar especial para a categoria

postado em 11/10/2021 08:00 / atualizado em 11/10/2021 11:14

<i>(Foto: Paulo Paiva/DP Foto)</i>
Três vitórias nos últimos três jogos e, de volta, a possibilidade de vislumbrar a saída da Zona de Rebaixamento. A retomada do Sport na Série A passa por muitos nomes. Hoje, um time visivelmente mais equilibrado em campo, forte defensivamente e com um ataque que passou a funcionar, o Rubro-Negro do técnico Gustavo Florentín carrega um ponto forte que simboliza as recentes boas atuações: a participação de atletas da categoria de base. 

Grêmio, Juventude e Corinthians. Foi esse o caminho percorrido pelo Sport para voltar a competir no Brasileiro da Série A. Antes, vice-lanterna, acumulando oito jogos sem vencer - e balançar as redes -, o Leão, a cada jogo, consolida o bom momento vivido. 100% nos últimos três confrontos, foram seis gols somados, sendo quatro marcados por atletas da base rubro-negra. Nesse recorte, o atacante Mikael balançou as redes duas vezes, enquanto o meia Gustavo e o zagueiro Chico marcaram um tento cada.

O bom momento, no entanto, não apenas se reflete nos gols. A base do Leão tem sido parte importante nas atuações consistentes da equipe. Junto ao camisa 10 e ao atacante Mikael, o técnico Gustavo Florentín tem contado com outros destaques. O goleiro Maílson, por exemplo, é um principais arqueiros da Série A. Já o lateral direito Ewerthon, que voltou a receber chances após retornar do empréstimo junto ao CSA, tem sido peça determinante na retomada recente da equipe.

É bem verdade que encontrar o equilíbrio dentro de campo foi vital para a arrancada do Sport na Série A. Mas o crescimento do setor ofensivo deve ser exaltado, tendo em vista o jejum que o Leão vivia até o jogo contra o Grêmio. Eram dois meses sem marcar gols e, consequentemente, sem vencer. Hoje, mais efetivo, o Rubro-Negro contou com a dupla Gustavo e Mikael para arrancar a primeira vitória da sequência, diante do tricolor gaúcho. No Sul, um gol de cada. O camisa 99, inclusive, é o artilheiro do Sport na temporada, com 10 gols. Na Série A, de acordo com dados da plataforma SofaScore, o atacante é responsável por 23% dos tentos rubro-negros. Com a saída de André, que pediu a rescisão do contrato junto ao clube, Mikael assumiu a posição e segue dando conta do recado.

Ainda, para além das peças utilizadas, há a integração de outros atletas destaques da base, como os atacantes Flávio e Cristiano, que figuraram no banco nas três últimas partidas do Leão. Sobre a utilização dos garotos, o comandante paraguaio Gustavo Florentín revelou um 'cuidado especial' com a categoria. "Sou um dos treinadores que mais usam jovens no meu país. Acredito que todos têm o seu momento para que nós possamos dar oportunidade aos jogadores da base. Tem que saber em que momento há essa responsabilidade. Por enquanto, vamos treinar mais jogadores do sub-20, trabalhando aos poucos para que possam ganhar uma oportunidade dentro do grupo", exaltou o treinador.

Tags: Série A categoria de base solução sport mercado