Esportes DP

SPORT

Com 8,4 mil por jogo, Sport tem média de público baixa entre os postulantes ao G4 na Série B

Atrás de Grêmio, Cruzeiro, Vasco, Bahia e até do Criciúma, Leão tem apenas a 6ª melhor média entre os dez primeiros colocados nesta Série B

postado em 20/05/2022 20:51 / atualizado em 20/05/2022 20:59

<i>(Foto: Anderson Stevens/Sport)</i>
Com o grande equilíbrio da Série B desta temporada, qualquer fator que venha a ajudar na disputa pelas primeiras colocações é sempre bem-vindo aos clubes. Um deles, e em muitas ocasiões, o principal desequilibrante, vem das arquibancadas. O apoio da torcida, sobretudo em jogos de confronto direto, pode ser o diferencial na briga pelas quatro vagas de acesso à Série A. Mas para o Sport, hoje entre os principais postulantes, esse não tem sido o diferencial do clube até aqui.

Levando em consideração o público nos jogos como mandante, em três partidas na Ilha do Retiro, o Leão tem uma média de apenas 8,4 mil torcedores por jogo. Dado que no recorte dos sete primeiros times da tabela até esta sexta, deixa o Sport apenas como o sexto colocado em média geral. Cruzeiro (18,3 mil) e Grêmio (17,3 mil), por exemplo, têm mais que o dobro na média de torcedores por jogo em comparação com o Sport. Vasco (15,6 mil), Bahia (12,8 mil) e Criciúma (9,3 mil) também estão à frente do Leão, que entre os sete primeiros só supera o Novorizontino, que a propósito tem a pior média entre os dez primeiros colocados, com 1,3 mil torcedores por jogo.

"A torcida rubro-negra tem um papel muito forte em todos os momentos do Sport neste ano. Somos, às vezes, muito criticados em função do sistema de jogo, da forma como o time está jogando. Mas é por demais importante que a torcida entenda, principalmente agora nesses dois jogos, na consolidação da gente no bloco da frente, na dianteira, que ela precisa estar presente”, queixou-se o presidente executivo do Sport, Yuri Romão, em entrevista à Rádio Clube.

O cenário ficará ainda pior ao final desta rodada. Isso porque o Bahia, na partida desta sexta diante da Ponte Preta, vendeu antecipadamente mais de 30 mil ingressos, enquanto o Cruzeiro já comercializou mais de 50 mil bilhetes para o jogo deste domingo, diante do Sampaio Corrêa no Mineirão.

“Nos nossos concorrentes diretos, Bahia, Cruzeiro, Vasco, as torcidas abraçaram os seus times. E estão jogando melhor que a gente? Qual desses times está jogando melhor que o Sport? Nenhum, ouso dizer. Mas as torcidas abraçaram. Tem clube vendendo 50 mil, 45 mil ingressos”, questionou Romão, antes de apelar para a torcida.

“Temos dois jogos importantes, e a gente precisa lotar a Ilha do Retiro, incentivar, botar o time para a frente, e acabar com essa coisa de estar xingando o nosso técnico. Não podemos ficar o tempo todo vaiando. Vamos apoiar o nosso clube, nosso elenco, nossa comissão técnica. É um apelo que faço para vocês. Apoiem o clube nesses jogos, vamos lotar a Ilha”, completou.
 
Média de público dos 10 primeiros colocados da Série B*

Cruzeiro - 18.340 torcedores
Grêmio - 17.366,50 torcedores
Vasco - 15.618,75 torcedores
Bahia - 12.871 torcedores
Criciúma - 9.365,75 torcedores
Sport - 8.452 torcedores
10º Operário-PR - 4.044,67 torcedores
Chapecoense - 2.767,50 torcedores
Ituano - 2.532,50 torcedores
Novorizontino - 1.354,75 torcedores

* até o início da noite desta sexta-feira (20/05/22) 

Tags: Ilha do Retiro Série B sport público torcida média cruzeiro bahia vasco grêmio criciúma