Esportes DP

SPORT

Ministério Público pede investigação sobre vandalismo em jogo do Sport na Copa do Brasil sub-17

MPPE identificou os crimes de lesões corporais, roubo e vias de fato durante o jogo contra o Corinthians, na última terça-feira, na Ilha

postado em 13/05/2022 19:08

<i>(Foto: Reprodução/SporTV)</i>
Três dias depois do ataque de membros da torcida organizada do Sport aos torcedores do Corinthians durante um jogo na Ilha do Retiro, pela Copa do Brasil sub-17, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) emitiu uma nota oficial pedindo investigação do caso. O órgão identificou três tipos de crimes: lesões corporais, roubo e vias de fato, e solicitou à Polícia Civil a investigação e identificação dos envolvidos no episódio.

O MPPE informou que a Promotoria de Justiça Especializada no Torcedor enviou um ofício solicitando investigações para identificar os infratores que “promoveram a prática da violência. Além disso, serão colhidos depoimentos de integrantes da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), dos diretores do Sport e demais órgãos envolvidos durante o jogo. 

Na última terça-feira, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil sub-17, alguns membros da principal torcida organizada do Sport invadiram o setor de visitantes da Ilha do Retiro. O relógio marcava cerca de 40 minutos do segundo tempo, quando o grupo atacou os torcedores do Corinthians presentes na arquibancada. Agressões e roubos de camisa foram identificados durante a transmissão da partida.

NOTA

Sobre os fatos ocorridos no estádio Adelmar da Costa Carvalho, Ilha do Retiro, no dia 10 de maio, por volta das 20h40, quando da realização da partida de futebol, válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil Sub-17, entre Sport Clube do Recife e Corinthians, onde ocorreram situações de agressões, tumultos, lesões em torcedores presentes, inclusive roubos a torcedores.

Os acontecimento se afiguram os crimes do art.129 do Código Penal Brasileiro (lesões corporais), art.157 do CPB (roubo), art.21 da Lei das Contravenções Penais (vias de fato), e, ainda, do art.41-B, parágrafo primeiro, do Estatuto de Defesa do Torcedor, lei 10.671/2003.

Diante do exposto, a Promotoria de Justiça Especializada no Torcedor enviou o ofício nº09/2022 requerendo as diligências investigatórias imprescindíveis para a identificação, qualificação e termos de depoimentos dos torcedores infratores que promoveram a prática de violência e tumultos; bem como requisitar os vídeos que registraram os tumultos e violências ocorridos na Ilha do Retiro, junto ao Sport Clube do Recife e emissoras de TV; além da tomada de depoimentos de integrantes da Federação Pernambucana de Futebol, dos diretores do clube mandante, Sport Clube do Recife e demais órgãos envolvidos, na forma da lei com o objetivo de esclarecimentos e definições quanto às causas e motivações que ocasionaram os referidos tumultos.

O referido ofício foi enviado no dia 11 de maio e a Polícia Civil de Pernambuco confirmou o recebimento no início da tarde de ontem (12/05). Após as investigações, a PCPE irá encaminhar ao MPPE.

Tags: Copa do Brasil sub-17 Ilha do Retiro Ministério Público Torcida organizada corinthians roubo agressão ataque futebol sport