Esportes DP

SPORT

Em 13 jogos, Sport larga com a melhor defesa, mas também o pior ataque na sua 6ª Série B

A equipe comandada por Dal Pozzo é uma das mais desequilibradas da competição

postado em 23/06/2022 08:00 / atualizado em 23/06/2022 08:32

<i>(Foto: Anderson Stevens/Sport)</i>
O Sport vem demonstrando um desequilíbrio muito ao longo de toda a temporada, entre as valências do sistema defensivo e ofensivo. E nessas primeiras 13 rodadas da Série B do Campeonato Brasileiro não está sendo diferente. Apesar de ocupar a 5ª colocação na tabela, ficando a maior parte dentro do G4, o torcedor rubro-negro vem fazendo duras críticas ao desempenho ruim do setor ofensivo, enquando o sistema defensivo vem fazendo um bom papel até aqui. Críticas que se refletem nos números de gols marcados e sofridos, quando comparados com as últimas cinco edições que o Leão disputou.

Inclusive, a falta de efetividade do setor ofensivo concretiza como o pior início de competição do Sport neste quesito. Após 13 rodadas disputadas, o Leão possui o pior índice de gols (9) do que as outras cinco edições realizadas. Não à toa, o grande foco e o principal objetivo da diretoria rubro-negra até o dia 18 de julho, quando abre a janela de transferência, é em reforçar o ataque visando com complemento da Série B.

“A cobrança pelo gol sempre vai existir. Pelos últimos resultados, pelas chances criadas e o volume de jogo que a gente teve nos últimos jogos, a gente vai tá sempre se cobrando com relação a isso. Até porque o futebol é coletivo e às vezes a gente vai tomar um gol e o ataque vai fazer dois gols e vai ter momento onde a defesa vai ter que segurar. Todas essas equipes passam por esse momento”, disse o volante Fabinho, que vem sendo um dos destaques do Leão nas últimas partidas.

Se o ataque do Sport não funciona, não podemos dizer o mesmo do sistema defensivo da equipe comandada pelo técnico Gilmar Dal Pozzo. Possuindo a quarta melhor defesa da competição, com apenas seis gols sofridos, o rubro-negro, por outro lado, tem o seu melhor início de competição se comaprado com as outras edições da Segundona.

“Desde quando eu cheguei eu sempre vi uma equipe muito forte defensivamente. Eu fico feliz do último jogo que eu joguei de não ter tomado gol e vamos fazer de tudo para manter o que vem sendo bem feito, que é a parte defensiva. Destaco também que o ataque tem nos ajudado muito nessa parte defensiva e agora a gente tem que tentar ajudar também o ataque para ficar muito forte ofensivamente”, destacou o zagueiro Fábio Alemão, que deve formar a dupla de titular da zaga do Sport ao lado de Sabino.

A equipe rubro-negra tem a oportunidade de melhorar esses números na partida contra o Brusque, que acontecerá neste sábado (25), às 18h30, pela 14ª rodada da Série B e que ainda segue mantido para a Ilha do Retiro, apesar das fortes chuvas que caem no Recife. A diretoria vai analisar a situaçao do gramado nesta quinta para definir se a partida segue no estádio rubro-negro ou se passará para a Arena de Pernambuco.

GOLS MARCADOS:
 
2006 - 16 gols
2010 - 19 gols
2011 - 15 gols
2013 - 25 gols
2019 - 17 gols
2022 - 9 gols

GOLS SOFRIDOS:
 
2006 - 11 gols
2010 - 19 gols
2011 - 15 gols
2013 - 21 gols
2019 - 12 gols
2022 - 6 gols

Tags: Série B esportes futebol sport