
Saiba mais
No estadual de 2024, veio o ápice da crise, com o amargor do rebaixando para a Série A2 do Paulistão, sendo lanterna. A sina do Ituano se agrava com a impressionante série de oito derrotas consecutivas, a pior da história do clube. Essa sequência negativa supera inclusive os seis reveses seguidos em 1994.
"Acho que se torna meio clichê ficar falando que estamos tentando. Fica difícil pedir para o nosso torcedor para acreditar um pouco mais, mas estamos trabalhamos muito firme", disse o volante Jean Pierre.
Mas a crise vai além das fronteiras do Ituano. Em um levantamento das estatísticas dos times das quatro primeiras divisões nacionais, o Ituano se destaca como o segundo pior entre todos os 124 times do Campeonato Brasileiro em 2024.
Com um aproveitamento de apenas 11,7% em 17 jogos, o Ituano soma uma mísera vitória, três empates e 13 derrotas. O único triunfo do ano aconteceu há 110 dias, contra o Corinthians. Desde então, são 15 partidas sem vencer. Se não bastasse, o saldo de gols do Ituano também é vexatório: 23 gols negativos, com apenas 8 marcados e 31 sofridos.
"Também não estamos contentes com a fase que estamos vivendo, queríamos ter virado essa chave porque parece que ainda estamos vivendo um pouco isso do Paulistão. De não conseguir encontrar a vitória, tomar as melhores decisões em campo. É muito difícil para nós esse momento, mas não podemos nos entregar nem baixar a cabeça, pois precisamos reagir", complementou Jean Pierre.