Esportes DP

BRASILEIRÃO

Arbitragem sob pressão no Brasileirão: VAR e decisões polêmicas de árbitros marcam início da competição em 2025

Decisões geraram afastamento de equipes de arbitragem e ainda mais reflexões sobre o futuro da competição

postado em 07/04/2025 21:05

<i>(Foto: Paulo Paiva / Sport Recife)</i>
Já nas duas primeiras rodadas da Série A do Campeonato Brasileiro 2025, os jogos passaram por um clima quente dentro e fora das quatro linhas. O foco das discussões esportivas tem sido a arbitragem, especialmente as atuações do VAR, que protagonizou lances polêmicos e acabou gerando reações negativas de clubes e torcedores.
 
Após a bomba estourar nas partidas de Sport x Palmeiras e Internacional x Cruzeiro, a pressão aumentou sobre a Comissão de Arbitragem da CBF, que precisou agir rapidamente para o Brasileirão tentar seguir sem controvérsias. Diante da repercussão negativa, a entidade anunciou o afastamento dos árbitros e operadores de VAR envolvidos nessas partidas.
 
Sport x Palmeiras 
No jogo realizado no Recife, a marcação de um pênalti favorável ao Palmeiras, que foi convertido pelo lateral Piquerez, gerou polêmica após a vitória do clube paulista por 2 a 1. O lance provocou insatisfações em todo o país, principalmente por torcedores e gestão do Sport, que chegou a solicitar punições severas aos responsáveis pela decisão, o árbitro Bruno Arleu de Araujo e Rodrigo Nunes de Sá (RJ), que esteve no comando do VAR. O Leão já havia se queixado de outra penalidade marcada, na primeira rodada, a favor do São Paulo, no duelo do Sport contra o Tricolor no Morumbis. 
 
Internacional x Cruzeiro 
Já no duelo entre Internacional e Cruzeiro, onde a expulsão de um defensor de Jonathan Jesus aos 20 minutos de partida provocou revolta. Jogando em casa, o Colorado bateu a Raposa pelo placar de 3 a 0. Especialistas e comentaristas apontaram que a decisão pela expulsão foi desproporcional e levantaram dúvidas sobre o critério adotado em campo pelo árbitro Marcelo de Lima Henrique.
 
Atlético-MG x São Paulo 
Os destaques negativos para a arbitragem de Ramon Abatti Abel no confronto entre Atlético Mineiro e São Paulo ficaram por conta de um vermelho direto ao atacante Calleri, do Tricolor, que entrou no segundo tempo e, após 13 minutos em campo, por uma cotovelada, e a expulsão do técnico Luis Zubeldía por pedir um cartão vermelho ao zagueiro Lyanco, do Galo, que já tinha amarelo. Nos acréscimos do confronto, o defensor do clube mineiro foi expulso. 
 
Os áudios das conversas entre juiz de campo e cabine do VAR haviam sido divulgados. Será realizado um treinamento para os árbitros e assistentes do Brasileirão na próxima segunda-feira, no Rio de Janeiro. 

As polêmicas recentes reacenderam o debate sobre a qualidade dos árbitros brasileiros e a real eficiência do VAR. Em um Brasileirão repleto de reforços de alto nível, de enorme investimento dos clubes, gerando a expectativa por partidas ainda mais niveladas e altamente competitivas, o extracampo vem chamando a atenção para a instabilidade nas decisões e para a falta de diretrizes claras entre os profissionais da arbitragem.

Tags: cruzeiro internacional atlético paulo são palmeiras penalti brasileirão var arbitro afastamento arbitragem cbf sportxpalmeiras sport