Esportes DP

OLIMPÍADA

Mayra Aguiar conquista o 3º bronze olímpico de sua carreira e do Brasil em Tóquio

Ela é a primeira atleta brasileira a ganhar três medalhas olímpicas em um esporte individual

postado em 29/07/2021 07:23 / atualizado em 29/07/2021 07:44

<i>(Foto: Franck FIFE / AFP)</i>
A judoca Mayra Aguiar conquistou sua terceira medalha de bronze olímpica, ao derrotar nesta quinta-feira na disputa do terceiro lugar da categoria até 78 kg dos Jogos de Tóquio a sul-coreana Hyunji Yoon por ippon.

Mayra também venceu o bronze em Londres-2012 e nos Jogos Rio-2016. Ela é a primeira atleta brasileira a ganhar três medalhas olímpicas em um esporte individual.

Em sua campanha nos Jogos de Tóquio, a gaúcha de 29 anos estreou nas oitavas de final contra a israelense Inbar Lanir e venceu por ippon. Na quartas de final, Mayra foi derrotada pela alemã Anna-Maria Wagner por waza-ari no golden scores.

Ela se recuperou na repescagem e derrotou Aleksandra Babintseva, do Comitê Olímpico Russo. Mayra buscou a luta o tempo todo e provocou três punições da adversária. 

Na disputa pelo bronze, ela enfrentou a sul-coreana e conseguiu o ippon por imobilização de 20 segundos.

E a medalha em Tóquio veio depois de um grande esforço da judoca. Mayra passou por uma cirurgia em novembro, depois de sofrer uma lesão grave no ligamento cruzado do joelho esquerdo.

"Acho que é a conquista mais importante. Foram difíceis os últimos tempos, bem difíceis. Você tem que superar, superar de novo e de novo. Não aguentava mais fazer cirurgia, ainda mais no momento que vivemos, tive medo, angústia. Mas continuei. Dar o nosso melhor vale a pena", afirmou a judoca depois da conquista do bronze à TV Globo.