Esportes DP

FUTSAL

Tendo Recife como sede inédita, 16ª Copa Nordeste adulto de futsal estreia nesta quinta

Torneio regional está de volta com 14 clubes de oito estados

postado em 27/10/2021 19:14 / atualizado em 27/10/2021 20:25

<i>(Foto: Tsuey Lan Bizzocchi/FPFS)</i>
Marco inédito, Recife é sede da Copa Nordeste de Futsal adulto/masculino. A 16ª edição do torneio regional, organizado pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), tem estreia nesta quinta-feira (28), às 14h, no Ginásio Santos Dumont, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul recifense. O local aportará a 1ª fase da competição, com exceção da 5ª e última rodada da etapa classificatória, que será no Ginásio Geraldão, palco também dos mata-matas. O torneio acontece desta quinta até o dia quatro de novembro.

Com 14 clubes em ação no certame, o Estado de Pernambuco conta com três representantes: Associação Esportiva Una City/Água Preta (Zona da Mata Sul), atual campeão pernambucano da categoria; Associação Esportiva Capelle/Ribeirão (Zona da Mata Sul), atual campeão da Copa Tronadon; Associação Esportiva Caruaru/ASEC (Agreste), sediante. Os outros estados nordestinos participantes da competição são Ceará, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão e Piauí. Ao todo, são oito estados da região.

Vale lembrar que a Copa Nordeste de Futsal adulto está de volta ao calendário de competições da bola pesada após ser cancelada na temporada 2020, devido à pandemia. Das 15 edições da história da competição, Pernambuco conquistou uma delas, no ano de 2013, quando o Tigre, de Garanhuns, levantou a taça, inédita até hoje para o estado, na cidade de Moita Bonita/SE.

REGULAMENTO

Os 14 clubes ficam divididos em três grupos - 1 e 2 com cinco equipes, e o 3 com quatro times -, que se enfrentam entre si, em turno único, dentro da própria chave. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para a 2ª fase, realizada em jogo único. Além da equipe com o 1º melhor índice técnico entre os 3º classificados e outro time com 2º melhor índice técnico entre os 3º classificados. Assim como a 2ª fase, a 3ª (semifinais) e a 4ª (final) fases acontecem em partida única.

RODADA

1ª rodada - 28/10 – Ginásio Santos Dumont/Boa Viagem
18hAssociação Esportiva Una City/Água Preta (PE) x Associação Desportiva Atletas do Futuro-ATLEF (MA)
20h - Associação Esportiva Capelle/Ribeirão (PE) x Lagarto Futebol Clube (SE); *Grupo 3 folga (Associação Esportiva Caruaru/ASEC (PE)