Esportes DP

SURFE

Filipinho confirma boa fase e fica com o tetracampeonato do Rio Pro

O líder do ranking mundial bateu o compatriota Samuel Pupo e despontou como o maior vencedor da etapa de Saquarema do Circuito Mundial de Surfe

postado em 28/06/2022 14:25

<i>(Foto: Pat Nolan/World Surf League)</i>
Filipe Toledo tirou onda na etapa de Saquarema no Circuito Mundial de Surfe. Nesta terça-feira (28/6), o líder do ranking mundial venceu o compatriota Samuel Pupo e conquistou o tetracampeonato do Rio de Pro. Ele agora se isola como o maior vencedor das águas cariocas, com quatro títulos, superando o australiano e tricampeão Dave Macaulay (1988, 1989 e 1993).

A vitória de Filipinho confirmou a boa fase em ano mágico. Imponente, ele praticamente não deu chances para Samuel Pupo se soltar e se consolidar na briga. Diante de uma praia de Itaúna lotada, o atual número do mundo deu um verdadeiro show com uma 10 na decisão, que garantiu o triunfo por vitória por 18.67 a 10.73 em águas cariocas.

O título na etapa do Rio de Janeiro possibilitou Filipinho somar ainda mais pontos no ranking, chegando aos 50.400. Ele tentará manter o ponto na próxima etapa da WSL, que acontece de 12 a 21 de julho, em Jeffreys Bay, na África do Sul. Depois, o paulista se prepara a etapa do Taiti, em agosto, antes de encarar a final do Circuito, em Tresltes, nos Estados Unidos. Lá, somente os cinco melhores do ranking brigarão pelo título.

A bateria

O início da decisão foi prejudicado por pequenas ondas. Filipe conseguiu somar apenas um 0.37 e outra nota 1, contra um 0.63 de Samuel Pupo. Nome minutos depois, as emoções pediram passagem. Filipinho conseguiu um aéreo perfeito e arrancou o 10 dos juízes. Depois da manobra épica, o paulista seguiu dominando e aumentou a nota geral para 8.67, tirando as chances do compatriota.

Final masculina
Samuel Pupo 10.73 x 18.67 Filipe Toledo

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Tags: Rio Pro filipinho suf