Esportes DP

SELEÇÃO BRASILEIRA

Com um a menos, Seleção Brasileira derrota o Chile e avança às semifinais da Copa América

Lucas Paquetá marcou o gol da vitória com menos de um minuto em campo; Brasil enfrenta o Peru nas semifinais do certame sul-americano

postado em 02/07/2021 22:50 / atualizado em 02/07/2021 23:18

<i>(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)</i>
No estádio Nilton Santos, a Seleção Brasileira venceu o Chile por 1 a 0, com gol de Lucas Paquetá, e se classificou para as semifinais da Copa América. Com um a jogador a menos desde o início do segundo tempo, o Brasil não apresentou um futebol vistoso, mas desempenhou o suficiente para carimbar a vaga na próxima fase. Com o triunfo, a equipe volta a campo na próxima segunda-feira, no mesmo estádio, para enfrentar o Peru. 

O JOGO 

O início de Brasil e Chile decepcionou. Diferentemente do esperado, a Seleção não impôs o ritmo imponente que é característico. Muito se deveu à marcação do Chile, que conseguiu dificultar o desenvolvimento ofensivo dos brasileiros. Aos poucos, o Brasil começou a ter o controle do jogo. No entanto, quem chegou com perigo pela primeira vez foi o Chile. Aos 18 minutos, Vargas driblou Thiago Silva e finalizou cruzado, mas Ederson conseguiu pôr a bola para escanteio. 

O ápice do Brasil veio no último terço do primeiro tempo. Dentro do recorte, a equipe criou três boas chances de abrir o placar. Primeiro, Danilo arriscou de fora da área e não acertou o alvo por muito pouco. Na sequência, Neymar, de letra, parou no bloqueio dos chilenos. Por último, o camisa 10 descolou grande passe para Gabriel Jesus encher o pé, mas Bravo fez ótima defesa. 
 
SEGUNDO TEMPO 

No retorno para o segundo tempo, Tite pôs Lucas Paquetá no lugar de Firmino. E deu certo. Com menos de um minuto, Paquetá tabelou com Neymar e fuzilou para as redes. Mas não houve tempo para comemorar o gol. Pouco depois, em lance temerário, Gabriel Jesus acabou sendo expulso. Com um a menos, o Brasil diminuiu o ímpeto e propôs uma atuação reativa. 

Estando atrás no marcador, o Chile esboçou uma proposta mais contundente. Enquanto isso, o Brasil apostou nos contra-ataques para aumentar a vantagem. Em um desses contra-golpes, Neymar fez ótima jogada individual, passou por dois marcadores, mas parou no arqueiro adversário. Na sequência, a La Roja carimbou o travessão numa cabeçada de Brereton. Depois disso, o enredo do embate cadenciou e, como consequência, o resultado não se alterou. 

Tags: Lucas Paquetá Copa América tite neymar chile brasil peru