Esportes DP

CONSCIÊNCIA NEGRA

Capoeira e Consciência Negra: Pernambucanos conquistam medalhas no Campeonato Nacional

Os irmãos Mateus e Cezar Anacleto venceram o ouro, enquanto Jean David ficou com a medalha de prata

postado em 20/11/2024 12:00 / atualizado em 20/11/2024 13:13

Por Lucas Valle 

 

<i>(Foto: Divulgação)</i>
Orgulho e resistência! Nesta quarta-feira (20), é comemorado no Brasil o Dia da Consciência Negra. Data que, após 13 anos, se tornou um feriado nacional em 2024. Esse feito mostra como a capoeira é uma das principais formas de preservação da cultura negra do Brasil. No último fim de semana, o Campeonato Nacional de Capoeira teve três pernambucanos no pódio, dois ouros e uma prata.

 

A capoeira surgiu em 1918 como forma de resistência em meio às adversidades enfrentadas pelos escravos da época. Para preservar sua cultura, crenças e modos de expressão, eles criaram essa união de dança, música e luta. Disfarçando como apenas um modo de se expressar, a capoeira era uma estratégia de sobrevivência.

 

No último fim de semana, atletas pernambucanos conquistaram medalhas no Campeonato Nacional de Capoeira. Mateus Anacleto e Cezar Anacleto venceram nas suas categorias e Jean David Oliveira ficou na 2ª colocação.

 

Cezar e Mateus competiram nas categorias +90kg e 80 kg, respectivamente. Ambos conquistaram a primeira colocação e trouxeram a medalha de ouro para Pernambuco. Jean David Oliveira tentou trazer a 3ª medalha dourada para seu estado, mas acabou ficando com a vice colocação da categoria 63kg.

 

Os três atletas que foram selecionados pela Federação Pernambucana de Capoeira para o Campeonato Nacional, tiveram suas passagens de avião pagas por meio de um incentivo da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco.

 

 

VIDA 

A Capoeira é o centro da vida desses três atletas, Cesar e Mateus são filhos do Mestre de Capoeira Bero. Ambos nasceram e cresceram no esporte, hoje em dia integram o grupo Centro de Capoeira João Mulatinho.

 

Mateus, que estreou no Campeonato de Nacional com a medalha de ouro na categoria 80kg, fala sobre a capoeira e a importância na sua vida.

 

‘A capoeira é uma base na minha história, nasci e cresci dentro da capoeira. Sempre treinando com o meu pai, pude crescer e me desenvolver como atleta. A capoeira sempre me ajuda a manter meu condicionamento físico, técnico e profissional’, disse o atleta

 

‘Foi meu primeiro campeonato brasileiro de capoeira e consegui conquistar o lugar mais alto do pódio. É uma conquista que levarei para o resto da minha vida’, completou

 

Jean David pratica capoeira há 26 anos, faz parte da Associação Cultural CapoeirÁ. Com a luta, David já viajou por diversos países europeus, França, Suiça, Bélgica, Italia, Turquia, Alemanha e Holanda. O atleta já venceu na categoria solo, o Campeonato Pernambucano duas vezes e o Campeonato Nacional de jogo técnico.

Tags: capoeira consciência negra pernambucanos medalhas campeonato nacional ouro prata