Esportes DP

NÁUTICO

Com manutenção de estilo de jogo, Hélio dos Anjos não teme que Náutico vire repetitivo

Alvirrubro vem mantendo mesma base técnica desde a chegada do treinador, há mais de cinco meses; continuidade vem dando resultado

postado em 04/05/2021 15:57 / atualizado em 04/05/2021 18:11

<i>(Foto: Tiago Caldas/CNC)</i>
O Náutico vem fazendo um início de temporada construído em cima de um mesmo estilo de jogo e time-base, em uma clara sequência do trabalho que já vem desde a chegada de Hélio dos Anjos, ainda em 2020. Conseguindo resultados, o treinador não vem escondendo que esse é o perfil que ele quer trabalhar e consolidar no Timbu, algo que já vem acontecendo no clube, com a fuga do rebaixamento na Série B e o bom início no Estadual.

O projeto de continuidade poderia alertar para um risco de repetição e previsibilidade dentro do time, com os adversários já sabendo o estilo de jogo do Náutico, já conhecido. Ainda assim, porém, essa não é uma preocupação para o treinador, que afirmou se espelhar em bons exemplos para projetar essa continuidade.

“Mesmo sabendo que daqui a pouco vão falar que já sabem como o Náutico joga, que está sendo repetitivo. E eu sempre cito exemplos, e exemplos de grandes equipes do mundo. O Flamengo mantém a intensidade da temporada passada, por isso que o Flamengo foi campeão brasileiro, da Taça Guanabara, já ganhou dois jogos da Libertadores, e mantém a sua própria identidade. Então, você vê um líder, independente de uma campanha um pouco abaixo do esperado nesta temporada, tem cinco temporadas que joga do mesmo jeito”.

A partir daí, Hélio dos Anjos alertou para os pontos base para um projeto de longo prazo nesses modelos no qual vem se inspirando para estruturar seu trabalho no Náutico.

“O modelo de jogo e a confiança na qualidade do jogador. Nós temos o nosso modelo de jogo e confiamos, sim, no individual do jogador, porque o processo de executar bem feito é dos jogadores. E, naturalmente, eles estão tendo mérito muito grande nos atuais rumos do Náutico e no atual aproveitamento do Náutico na temporada".

Neste ano, o Alvirrubro tem sete vitórias, um empate e uma derrota. Apesar de apresentar fragilidades defensivas em campo e nos números, o time tem um ataque com desempenho bastante consolidado, que vem dando lastro para os bons números.

Tags: nautico tatica padrao continuidade pernambucano