Esportes DP

CLÁSSICOS DOS CLÁSSICOS

Náutico e Sport duelam nos Aflitos em primeiro jogo da final do Campeonato Pernambucano

O Timbu e o Leão da Ilha se enfrentam neste sábado (30), às 16h30, nos Aflitos, pelo confronto de ida da final do Campeonato Pernambucano

postado em 30/03/2024 08:00 / atualizado em 30/03/2024 10:02

<i>(Foto: Rafael Vieira/DP Foto)</i>

No terceiro Clássico dos Clássicos do ano, Náutico e Sport medem forças pelo título do Campeonato Pernambucano de 2024. Este será o primeiro dos dois jogos da decisão que poderá trazer o Leão da Ilha ao bicampeonato, feito que não ocorre desde 2009, ou recolocar o Timbu na posição de campeão pernambucano, sendo o terceira conquista nos últimos quatro anos. A final ocorre neste sábado (30), às 16h30, nos Aflitos. Por determinação da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), aval dos clubes e órgãos de segurança, os dois jogos vão acontecer apenas com a presença dos torcedores mandantes.
 
Além disso, a Secretaria de Defesa Social (SDS) anunciou que será utilizado um novo modelo de segurança para as finais - reconhecimento facial, reforços na escolta das equipes e policiais disfarçados. Neste ano, aconteceram dois Clássicos dos Clássicos - com uma vitória alvirrubra e um empate.
 
Pressão no Timbu
Apesar de ter alcançado as principais metas do primeiro semestre, o Timbu chega pressionado na decisão do Estadual. Allan Aal já não convive com o mesmo prestígio em relação ao que chegou como treinador do Náutico. Os desempenhos recentes do time fazem o comandante balançar no cargo e mudanças são estudadas caso o desempenho não melhore. Expressando em números, o Alvirrubro não vence há quatro partidas - maior jejum de vitórias do ano. 
 
“Quando a gente fala de desempenho, dá impressão que nós não desempenhamos ainda em nenhum momento da temporada. O problema é que a gente vem procurando solucionar, trabalhando no dia a dia, é a gente oscilar o mínimo possível, é isso que incomoda. Então, a gente tem convicção no trabalho, tem convicção dos atletas e a gente tem que tirar pra nós a nossa melhor versão. Eu acho que isso vai ser fundamental pra gente poder jogar, competir e brigar pelo título diante de uma equipe tão difícil quanto é o Sport”, avaliou o treinador.
 
Como fator positivo, a equipe da Rosa e Silva ainda não perdeu em clássicos em 2024. Ao todo, foram duas vitórias e um empate, inclusive, vencendo o rival Sport na primeira fase do Estadual. Para o confronto, o técnico Allan Aal não contará com o centroavante Paulo Sérgio, que foi expulso na semifinal por causa de gestos obscenos. Para o seu lugar, o jovem da base Kauan Maranhão, poderá aparecer entre os titulares. 

Desfalque no banco do Leão
O Sport chega embalado pela grande atuação contra o Juazeirense no meio de semana e por uma série de oito jogos sem derrotas. O Rubro-Negro tem o elenco praticamente completo para o clássico. O volante Fabinho segue na transição física e o zagueiro Renzo passou por cirurgia, fora por oito meses. O principal desfalque do Leão será no banco de reservas, expulso nas semifinais contra o Santa Cruz, o técnico Mariano Soso não poderá comandar a equipe à beira do gramado.
 
“Lamentavelmente, eu não vou poder estar na frente do grupo, mas me acompanham uma comissão que acredito que tem muitos argumentos para poderem trabalhar com qualidade e capacidade (...) Não vou estar presente, mas isso não é relevante e significativo. Eles são muito fortes e conscientes da nossa busca. Acho que é uma situação que os jogadores vão enfrentar com muito interesse”, disse o técnico.

A expectativa é pela manutenção da equipe que venceu por 3 a 0 a Juazeirense na última quarta-feira. Felipinho e Romarinho, que sentiram dores e tiveram que ser substituídos durante o confronto, se recuperaram e devem ser opção para o clássico. Vale destacar, que Fabrício Domínguez e Chrystian Barletta, podem pintar entre os titulares, sendo uma espécie de surpresa.
 

NÁUTICO
Vágner; Arnaldo, Guilherme Matos , Rafael Vaz e Diego Matos; Lorran, Marco Antônio e Patrick Allan; Luiz Paulo, Thalissinho (Evandro) e Kauan Maranhão. Técnico: Allan Aal

SPORT
Caíque França; Pedro Lima, Alisson Cassiano, Luciano Castán e Felipinho; Felipe, Fábio Matheus (Fabricio Domínguez) e Alan Ruiz; Lucas Lima, Romarinho e Gustavo Coutinho. Técnico: Mariano Soso.


Local: Estádio dos Aflitos, no Recife
Horário: 16h30
Árbitro: Diego Fernando Silva de Lima (PE)
Assistentes: Clovis Amaral da Silva e Jose Romao da Silva Neto (Ambos de PE)  
VAR: Gilberto Castro Júnior (PE)
Transmissão: Rede Globo

Tags: assistir onde escalaçoes soso mariano final aflitos pernambucano campeonato sport nautico