Náutico depende só de si para seguir buscando o acesso na Série C (Foto: Rafael Vieira / DP Foto)
Chegou o dia! Em jogo decisivo pela última rodada da 1ª fase da Série C do Campeonato Brasileiro, o Náutico visita o Londrina neste sábado (24), às 17h, no estádio do Café, no Paraná. O Timbu chega para duelo dependendo só de suas próprias forças para se classificar aos quadrangulares finais, que vão definir quem sobe para a Segunda Divisão em 2025. O problema é que o rival também depende desse jogo.
Atualmente em 9º lugar com 25 pontos, o Timbu vencendo o confronto ultrapassaria o próprio Londrina, 7º colocado com 26 pontos, e entraria no G8. Vale lembrar que em caso de empate, o clube pernambucano ainda tem chances de classificação, porém vai depender de outros resultados. Teria que torcer para o Remo (8º, com 25) ser derrotado pelo São José-RS e o Figueirense (10°, com 24) não vencer o Volta Redonda. Para o Londrina, em caso de empate a equipe também torce contra o triunfo do Figueirense ou a derrota do Remo.
Após grandes oscilações durante o campeonato, o Náutico chega para o duelo com duas vitórias seguidas e apenas uma derrota nos últimos 10 jogos disputados. O bom momento alvirrubro e combinações de resultados deixaram a equipe viva na briga nesta última rodada.
O Londrina, por sua vez, vive momento oposto. O clube paranaense não vence há quatro partidas, sem se quer ter marcado gol. O Tubarão venceu apenas três dos últimos 10 jogos, com mais cinco empates e duas derrotas.
Para decisão, o técnico Bruno Pivetti terá o importante desfalque do volante Sousa. Atleta foi titular nas últimas 10 partidas pela equipe e vinha sendo um pilar como primeiro volante. Sousa saiu lesionado na partida contra o Ferroviário e nem se quer viajou com a equipe para Londrina.
Comandante alvirrubro terá que buscar o substituto na função. O nome natural é do primeiro volante Marco Carvalho, que foi o substituto ainda no duelo contra o Ferroviário, porém jogador não vem passando a confiança necessária para assumir titularidade em confronto decisivo. Outra opção é de Wendel Lessa, que tem características de jogo mais ofensivas e sempre foi utilizado como segundo volante nesta Série C.
De resto, Pivetti deve repetir equipe que vem atuando nos últimos jogos. Equipe alvirrubra chega embalada com segundo melhor ataque da competição, com 32 gols marcados, e goleada sobre o Ferroviário na última rodada dentro dos Aflitos.
Náutico vem de goleada sobre o Ferroviário por 4 a 1, antes de duelo decisivo (Foto: Rafael Vieira / DP Foto)
Em entrevista às vésperas da partida, o lateral Arnaldo destacou preparação da equipe, que chegou na última quinta-feira (22) ao local do jogo. Atleta alvirrubro destacou equipe pronta para sair com a classificação de Londrina.
“A gente sabe a importância do jogo, a gente vem muito focado. Trabalhamos bastante a semana, os últimos jogos foram muito bons, para chegar no último jogo com chances de classificação. A gente está pronto e preparado para fazer um grande jogo e sair daqui com a vitória” falou Arnaldo.
Londrina
Precisando retomar o caminho das vitórias, o Londrina chega para duelo ainda em situação favorável para classificação, apesar de momento ruim. Tubarão é o 7º colocado e em caso de empate, precisa apenas de uma combinação positiva para se classificar.
O time de Claudinei Oliveira terá os desfalques do zagueiro João Maistro, suspenso, e o atacante Daniel Amorim lesionado. Em entrevista às vésperas do confronto, o comandante do Londrina destacou questão mental sendo decisiva para duelo.
“Taticamente não vamos fazer nada diferente do que já fizemos, técnica e fisicamente os jogadores não vão evoluir em uma semana. É mental, controlar a ansiedade e manter a equipe organizada e competindo o tempo todo. Só dependemos de nós” falou Claudinei.
Ficha do jogo
Londrina: Gabriel Félix; Thiago Ennes, Rayan, Rayan Ribeiro e Maurício; Tauã, Kadi e Rafael Longuine; Iago Telles, Henrique e Everton Moraes. Técnico: Claudinei Oliveira.
Náutico: Renan Bragança; Arnaldo, Islan, Perema, Kaike; Marco Carvalho (Wendel Lessa), Marco Antônio, Patrick Allan, Gustavo Maia; Paulo Sérgio e Bruno Mezenga. Técnico: Bruno Pivetti.
Local: Estádio do Café, em Londrina (PR).
Horário: 17h.
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP).
Assistentes: Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)