Esportes DP

SANTA CRUZ

Da dor à estreia: após sofrer convulsão e passar por cirurgia, Quiñonez detalha célere processo de recuperação no Santa Cruz

Equatoriano se recuperou antes do prazo estipulado pelos médicos

postado em 28/04/2021 09:49 / atualizado em 28/04/2021 10:04

<i>(Foto: Rafael Melo/Santa Cruz)</i>
O equatoriano Jean Quiñonez, um dos primeiros reforços anunciados pelo Santa Cruz, sofreu, em março deste ano, um quadro de convulsão e precisou ficar longe dos gramados por quase dois meses. Diagnosticado com estenose ventricular, o atleta, que tem apenas 19 anos, passou por um processo cirúrgico e retornou, antes mesmo do esperado, às atividades normais nas últimas semanas. 

Contra o Sete de Setembro, o atacante foi acionado no segundo tempo e fez a sua estreia com a camisa do Santa Cruz. Passado todo o sufoco inerente ao quadro clínico enfrentado, Quiñonez fez questão de agradecer àqueles que participaram da sua recuperação. “Primeiramente, eu quero agradecer ao hospital e à doutora Mirela Albuquerque, que fez o meu socorro. Se não fosse por ela, não estaria jogando. Graças a Deus, estou de volta. Vim para ajudar o time, e a gente vai seguir trabalhando para isso”. 

A expectativa do departamento médico do clube era de que o equatoriano retornasse plenamente ao futebol após dois meses do procedimento cirúrgico, realizado no fim de março. No entanto, Quiñonez superou as expectativas e se recuperou antes da previsão estipulada. Em entrevista coletiva, o atleta detalhou o doloroso processo de recuperação. 

“Foi difícil porque eu sempre estava acostumado a jogar, ou, pelo menos, treinar, mas não podia fazer nada, tinha que descansar e ficar em casa. Então, foi muito difícil. Estava fazendo fisioterapia e esperando ansiosamente a autorização dos médicos para poder voltar. Graças a Deus, me sinto muito bem e confiante para poder ajudar o time”, relatou. 

RELEMBRE O CASO

No dia 14 de março, em seu condomínio, Jean Quiñonez sofreu convulsões e foi amparado por vizinhos até ser internado no hospital. Após ser socorrido às pressas, constatou-se a estenose ventricular idiopática, que é o estreitamento de um canal que comunica dois ventrículos no cérebro. Para corrigir o problema, o atleta precisou passar por cirurgia. Recuperado, o jogador relatou os momentos de aflição vivenciados durante o quadro de convulsão. 

“Eu tive muita dor de cabeça, que já estava fora do normal. Mas não pensei nunca que ia sofrer uma convulsão, muito menos uma cirurgia. Quando acordei, já estava no hospital. Só tenho que agradecer às pessoas que prestaram socorro “, detalhou o equatoriano. 

Tags: Santa Cruz Jean Quiñonez equatoriano quiñonez recuperação convulsão